Ícone do site Rápido no Ar

São Paulo abre o Brasileirão contra o Fortaleza

Rubens Chirri

São Paulo e Fortaleza se enfrentam hoje, às 21h, no Morumbis, pela primeira rodada do Brasileirão. A partida será transmitida pelo canal fechado SporTV e o serviço de pay-per-view Premiere.

Este jogo marcará a estreia do narrador Paulo Andrade no Grupo Globo. Contratado após trabalhar por muitos anos na ESPN, ele vai narrar a partida pelo SporTV. Ao seu lado estarão Alline Calandrini e Lédio Carmona.

Menos pressionado após a vitória por 2 a 0 sobre o Cobresal/CHI, no meio de semana, pela 2ª rodada da Taça Libertadores da América, o Tricolor chega para o confronto ainda tentando se recuperar na temporada e com problemas.

O técnico Thiago Carpini, que ainda está ameaçado no cargo, segue sem contar com diversos jogadores por lesão, são eles os meia-atacantes Nikão e Lucas Moura, os laterais Rafinha, Patryck e Moreira, o volante Luiz Gustavo, além dos atacantes Wellington Rato e Ferreirinha. Para não aumentar a lista de lesionados, James Rodríguez e Calleri podem ser poupados.

O Leão do Pici tem sido um visitante indigesto, afinal de contas, venceu três dos quatro últimos jogos na casa do rival – e no outro deu empate. Na última temporada, o clube cearense terminou o Brasileirão à frente do São Paulo – 10º lugar, com 54 pontos, um a mais do que o Tricolor, 11º colocado.

Vice-campeão estadual (perdeu a final nos pênaltis para o Ceará), o técnico Juan Pablo Vojvoda não poderá contar com o meia Calebe e com o volante Matheus Rossetto, ambos entregues ao departamento médico. Além deles, não terá Thiago Galhardo, liberado para defender o Goiás.

O Fortaleza vem de duas vitórias na Copa Sul-Americana. Após derrotar o Trinidense por 2 a 0, no Paraguai, o time cearense goleou o Nacional Potosí por 5 a 0, na Arena Castelão. Com isso, lidera o Grupo D com seis pontos, à frente do Boca Juniors, que tem quatro. E exatamente o próximo duelo pela competição será diante temido adversário argentino, dia 25, às 21h, no Castelão.

O Fortaleza defende uma invencibilidade de oito jogos diante do São Paulo, sendo quatro vitórias e quatro empates. O tabu vem desde o dia 14 de novembro de 2020. Na ocasião, Luciano marcou dois e Gabriel Sara fechou o placar em 3 a 2. David e Wellington Paulista descontaram.

O último jogo entre São Paulo e Fortaleza, no Morumbis, aconteceu no dia 20 de setembro de 2023, também pelo Brasileirão. O Leão do Pici venceu por 2 a 1, gols de José Welison e Lucero (pênalti). James Rodríguez descontou.
As equipes se enfrentaram 28 vezes na história, com vantagem do São Paulo no número de vitórias. O time paulista venceu 12 vezes, empatou nove e perdeu sete partidas.

Rodada

A 1ª rodada do Brasileirão terá hoje: 18h30 – Internacional/RS x Bahia e Criciúma x Juventude e às 21h – Fluminense x Red Bull Bragantino e São Paulo x Fortaleza. Amanhã, às 16h – Atlético-GO x Flamengo, Vasco da Gama x Grêmio, Corinthians x Atlético-MG e Athletico/PR x Cuiabá. Às 17h – Cruzeiro x Botafogo/RJ e às 18h30 – Vitória x Palmeiras.

São Paulo x Fortaleza
São Paulo – Rafael; Diego Costa, Arboleda e Ferraresi; Igor Vinícius, Alisson, Pablo Maia, James Rodríguez e Michel Araújo; Luciano e Calleri (André Silva). Técnico – Thiago Carpini.
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Pochettino, Hércules e Yago Pikachu; Lucero e Moisés. Técnico – Juan Pablo Vojvoda.
Árbitro – Alex Gomes Stefano (RJ)
Local – Morumbis, às 21h.

teste
Sair da versão mobile