Ícone do site Rápido no Ar

Santos e Red Bull Bragantino decidem vaga na final do Paulistão

Santos FC

Santos e Red Bull Bragantino abrem hoje as semifinais do Campeonato Paulista, às 20h30, na Néo Química Arena. Por ser jogo único, o vencedor estará na final. Se der empate no tempo normal, a vaga será decidida nas penalidades máximas. A renda será dividida entre as equipes.

Santos e Red Bull Bragantino terminaram nas primeiras colocações de seus respectivos grupos na primeira fase. O Peixe somou 25 pontos e ficou com a segunda melhor campanha geral, atrás apenas do Palmeiras. Só perdeu dois jogos: 2 x 1 Palmeiras, no Allianz Parque e 1 x 0 para o próprio rival de hoje em Bragança Paulista.

PUBLICIDADE

O time do português Pedro Caixinha somou 21 pontos e foi o líder do Grupo C, à frente de Internacional, Mirassol e Corinthians. Em 12 rodadas, somou seis vitórias, três empates e três derrotas.

Na fase quartas de final, o Santos se classificou ao eliminar a Portuguesa nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal na Vila Belmiro. O Bragantino, por sua vez, não tomou conhecimento da Inter de Limeira e venceu com tranquilidade por 3 a 0, em Bragança Paulista, gols de Thiago Borbas (2) e Vitinho.

O Santos escolheu a Neo Química Arena, estádio do Corinthians, para ter uma receita maior. Todos os ingressos foram vendidos e a expectativa é de mais de 45 mil pessoas.

O Braga terá alguns desfalques importantes para a partida decisiva: Lincoln, Lucas Evangelista, Eduardo Santos e Nathan Camargo estão vetados pelo departamento médico.

Em contrapartida, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) concedeu efeito suspensivo para o lateral-esquerdo Luan Cândido, que está liberado para atuar. Ele foi expulso diante do Santos na 11ª e penúltima rodada da primeira fase. Cumpriu suspensão na 12ª rodada, contra o Guarani. Retornou nas quartas de final porque o julgamento ainda não tinha sido realizado.
Depois, foi julgado com base no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por “praticar jogada violenta”, já que acertou o cotovelo no rosto de Wesley Patati, do Santos, e punido com dois jogos.

O técnico Fábio Carille não poderá contar com o meia venezuelano Otero, expulso contra a Portuguesa ao entrar de forma violenta em Giovanni Augusto. Giuliano, recuperado de uma lesão na panturrilha que o afastou de 90% do Paulistão, ficará com a vaga no meio de campo.

O Santos viveu o pior ano de sua história em 2023, ao ser rebaixado pela primeira vez para a Série B do Campeonato Brasileiro. O clube passa por uma reformulação no elenco e na diretoria, com a presidência de Marcelo Teixeira. O Santos não é campeão há oito anos. O último título foi em 2016. Nos últimos anos o Peixe lutou para não cair no Estadual. Foram campanhas pífias.

O cancelamento do jogo-treino do Santos contra o Corinthians frustrou os planos do técnico Fábio Carille de poder realizar testes para definir a equipe. O duelo contra o rival estava programado para ocorrer na sexta-feira. A delegação do Corinthians estava a caminho de Santos, porém, um acidente na Via Anchieta ocasionou um grande congestionamento e inviabilizou a chegada do Timão.

O Bragantino disputou, pela primeira e única vez, a final do Campeonato Paulista em 1990, quando foi campeão após vencer o Novorizontino. O técnico era Vanderlei Luxemburgo. Após a chegada da marca Red Bull com o aporte financeiro, o clube nunca disputou uma final da competição regional, e agora pode repetir feito.

Em 2022, a equipe do interior caiu nas semifinais diante do Palmeiras, ao ser derrotada por 2 a 1. Na última temporada, o Red Bull Bragantino empatou com o Água Santa em 1 a 1, no tempo regulamentar, mas foi eliminado nos pênaltis por 4 a 2, em jogo realizado na Vila Belmiro.

No retrospecto geral entre as equipes, o Santos possui larga vantagem. Em 47 confrontos oficiais, são 20 vitórias do Peixe, 16 empates e 11 vitórias do Red Bull. Entretanto, no retrospecto recente o clube do interior leva vantagem, já que o time de Bragança Paulista venceu os três últimos confrontos com o Peixe.

A última vez que o Santos venceu o Red Bull foi em 2022, pelo Brasileirão. Ângelo e Camacho sacramentaram a vitória do Peixe por 2 a 0, no Nabizão.

Transfer

O Santos recebeu o “transfer ban” da Fifa pelo não pagamento da dívida junto ao Krasnodar, da Rússia, pela contratação do meia Cueva, realizada em 2019. Com isso, o Peixe está impedido de fazer contratações e registrar novos jogadores até que pague os US$ 4 milhões (R$ 19 milhões) devidos.

Se precisar gastar dinheiro à vista com o Krasnodar, o Peixe ficará com o caixa desfalcado para a Série B.

Cueva disputou apenas 19 jogos com a camisa do Santos e deixou o clube para jogar no Pachuca, do México. Atualmente, o peruano está no Al Fateh, da Arábia Saudita.

Santos x Red Bull Bragantino
Santos – João Paulo; Hayner, Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Guilherme, Julio Furch e Pedrinho. Técnico – Fábio Carille.
Red Bull Bragantino – Cleiton; Nathan Mendes, Lucas Cunha, Luan Cândido e Juninho Capixaba; Jadsom Silva, Matheus Fernandes e Eric Ramies; Helinho, Eduardo Sasha e Vitinho. Técnico – Pedro Caixinha
Árbitro – Matheus Delgado Candançam.
Local – Néo Química Arena, às 20h30.

Sair da versão mobile