Botafogo e Palmeiras se enfrentam hoje, às 21h30, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será disputada no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e terá transmissão da TV Globo.
Os dois times somam 33 pontos em 16 jogos e têm saldo positivo de 13 gols. A diferença é que o Fogão marcou dois gols a mais: 27 x 25.
O Botafogo possui o segundo melhor ataque do Brasileirão, com 27 gols, média de 1,69. Já o Palmeiras possui a defesa menos vazada, com apenas 12 gols sofridos, média de 0,75.
Este será o primeiro embate desde que o Verdão virou para cima do Alvinegro por 4 a 3, depois de estar perdendo por 3 a 0, em 2023, arrancando para tomar a taça de seu rival carioca.
No Verdão, que vem de vitória sobre o Atlético/GO por 3 a 1, no Allianz Parque, os três reforços já foram apresentados, são eles Felipe Anderson, Giay e Mauricio. A baixa fica por conta de Richard Ríos. Após o vice da Copa América com a Colômbia, o volante foi liberado pelo Palmeiras para ficar uns dias com a família em seu país e é aguardado para retornar no sábado.
Zé Rafael iniciou a transição física, mas ainda não estará disponível para encarar o Botafogo. Gabriel Menino é quem assumiu a posição. Murilo também está em transição física após lesão e não joga. Lázaro e Bruno Rodrigues seguem suas recuperações.
Em sua partida mais recente, o Botafogo venceu o Vitória por 1 a 0, no Barradão. Com esse resultado, a equipe carioca chegou ao quinto jogo de invencibilidade, com quatro vitórias e um empate. Júnior Santos, destaque da estrela solitária, tem 18 gols e quatro assistências em 39 partidas.
O técnico Artur Jorge não terá o meia Diego Hernández, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Além disso, Rafael, Pablo, Matheus Nascimento, Jefinho e Eduardo permanecem no departamento médico. Por outro lado, o português ganhou dois reforços.
Os recém-contratados Allan, volante e Igor Jesus, centroavante, estão regularizados e à disposição. Apenas Thiago Almada, contratado até o final do ano, não estará à disposição, uma vez que vai jogar as Olimpíadas pela Argentina.
Camisa 9
Felipe Anderson vestiu a camisa 9 do Palmeiras pela primeira vez. O reforço de 31 anos recebeu o número que utilizará na nova casa das mãos da presidente Leila Pereira e não escondeu o entusiasmo.
Garantiu que já está à disposição do técnico Abel Ferreira, revelou que pode atuar em diversas posições e elogiou o projeto alviverde que o fez mudar de ideia e antecipar um retorno da Europa ao País.
O polivalente jogador estava no último ano de contrato com a Lazio e tinha possibilidade de permanência na Itália ao receber sondagens da Juventus.
Outros clubes europeus também o procuraram, mas ele explicou o motivo de resolver voltar ao Brasil, engrandecendo os últimos anos do Palmeiras e definindo como “escolha certa.”
Depois de atuar em frequência nos últimos três anos na Lazio, completando 150 partidas, e chamando a atenção pelo ótimo preparo físico, Felipe Anderson já se colocou à disposição para estrear diante do Botafogo.
Botafogo x Palmeiras
Botafogo – John, Damian Suárez, Bastos, Barboza (Lucas Halter) e Marçal (Cuiabano); Gregore (Danilo Barbosa), Marlon Freitas e Tchê Tchê; Luiz Henrique, Tiquinho Soares e Júnior Santos. Técnico – Artur Jorge.
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Vitor Reis e Piquerez; Aníbal Moreno, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Estêvão, Flaco Lopez e Rony. Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Anderson Daronco (Fifa-RS)
Local – Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, às 21h30.