Ícone do site Rápido no Ar

Reservatório da ETA II passa por reforma estrutural em Santa Bárbara d’Oeste

O reservatório elevado da Estação de Tratamento de Água – ETA II, na Vila Aparecida, está recebendo reforço estrutural com serviços de reparos de fissuras, trincas e, por fim, a impermeabilização na parte interna e posterior pintura externa. A ação é realizada pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, que considera a mais importante reforma já efetuada nesse tanque desde sua construção, no início dos anos 80.

Apelidado por moradores do município de “disco voador” e “cálice”, o reservatório chama a atenção pelo seu formato cônico, passando a ser um símbolo do município e fácil de ser visualizado à longa distância, de diferentes pontos da cidade. O tanque, de 25 metros de altura, é o responsável pelo abastecimento de água na microrregião do entorno da estação.

Para a execução da melhoria, o reservatório teve sua função interrompida e o abastecimento foi readequado para outro sistema de distribuição de água existente na ETA II, até o término dos trabalhos. Aproveitando a intervenção, técnicos do DAE instalaram nesse sistema uma válvula redutora de pressão (VRP) que comandará automaticamente a vazão da água na rede conforme a demanda e, consequentemente, beneficiará na redução de perdas.

Trabalhos de impermeabilização já foram realizados em diversos outros reservatórios através de um relatório emitido em 2015 por empresa específica contratada pela autarquia para fazer o levantamento de todos os centros de reservação e distribuição de água. Entre tanques elevados, semienterrados e apoiados, a cidade conta com mais de 60 reservatórios, que somam em torno de 58 mil m³ de água tratada reservada.

Sair da versão mobile