Ícone do site Rápido no Ar

Quatro animais já foram oficialmente resgatados de incêndios florestais em SP em 2025

Foto: Reprodução

O Governo de São Paulo confirmou nesta quarta-feira (27) o quarto caso oficial de animal silvestre vítima de incêndios florestais em 2025. Trata-se de um filhote macho de gato-do-mato (Leopardus tigrinus), encontrado em um sítio próximo à Rodovia Raposo Tavares, em São Roque, na região de Sorocaba.

O animal foi localizado por um caseiro após um incêndio ocorrido no último sábado (23). Com a cauda queimada e o corpo chamuscado, o felino foi encaminhado ao CRAS Núcleo da Floresta, em São Roque, onde recebeu os primeiros atendimentos veterinários.
Segundo o biólogo Rafael Mana, diretor da unidade, o animal chegou ferido e desidratado, mas foi estabilizado: “Ele chegou ferido e desidratado, mas conseguimos salvá-lo”.

Outros casos confirmados

Além do gato-do-mato, outros três animais já foram oficialmente notificados neste ano:

Atuação integrada

O governo estadual destaca a importância da atuação conjunta de brigadistas da Fundação Florestal, Polícia Militar Ambiental e centros credenciados, como Apass, Mata Ciliar e Núcleo da Floresta, no resgate de animais atingidos pelo fogo.
Segundo Liliane Milanelo, coordenadora de Gestão dos CETRAS da Semil, as notificações atualizadas são essenciais para garantir respostas rápidas em situações críticas que ameaçam a biodiversidade.

Dados e prevenção

Atualmente, São Paulo conta com 30 centros credenciados para atendimento à fauna, sendo 26 especializados em incêndios florestais e quatro em fauna marinha.
Em 2024, foram registrados 94 resgates de animais vitimados por queimadas; 53 não resistiram, dois foram reabilitados e devolvidos à natureza, e os demais seguem em tratamento.

Como medida de prevenção, a Operação São Paulo Sem Fogo disponibiliza até 17 de setembro um curso online gratuito sobre prevenção e resgate de animais silvestres e domésticos em incêndios, acessível no portal de Educação Ambiental da Semil.

Sair da versão mobile