A edição 2025 do Provão Paulista Seriado, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, terá pela primeira vez a participação de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na disputa por vagas no ensino superior. O edital foi publicado nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial do Estado.
Com a inclusão da EJA, os alunos que concluíram ou estão em fase final do Ensino Médio em 2025 terão acesso ao mesmo processo seletivo dos alunos do ensino regular. Eles compõem o grupo B do Provão Paulista e poderão concorrer a vagas nas principais instituições públicas do Estado, como USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp.
As provas para os concluintes da 3ª série do Ensino Médio e da EJA estão marcadas para os dias 4 e 5 de novembro, no período da manhã. A avaliação será aplicada em polos regionais para os inscritos do grupo B.
Como será a seleção
O Provão Paulista é dividido em três grupos:
-
Grupo A: alunos da rede estadual paulista;
-
Grupo B: estudantes da EJA, de outras redes públicas, institutos federais e unidades vinculadas às universidades paulistas;
-
Grupo C: alunos das Etecs do Centro Paula Souza.
Aos estudantes da EJA, apenas as notas da prova de 2025 serão consideradas. Já os alunos do ensino médio regular acumulam notas ao longo dos três anos.
Mais de 15 mil vagas são oferecidas para cursos superiores públicos por meio do Provão, com reserva para alunos pretos, pardos e indígenas (PPI).
Inscrições gratuitas começam em agosto
Alunos da rede estadual, das Etecs e de escolas vinculadas à USP, Unesp e Unicamp estão automaticamente inscritos. Já os estudantes da EJA, institutos federais e redes públicas de outros estados devem se inscrever individualmente entre os dias 4 e 15 de agosto, no portal da Vunesp: www.vunesp.com.br.
Eles poderão escolher o polo de aplicação das provas em São Paulo, Guarulhos, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto ou Sorocaba.

