Pautada na valorização à vida e com a finalidade de conscientizar e ajudar profissionais contra a depressão, suicídio e automutilação, o “Projeto Help” realizou uma palestra na última sexta-feira (30), na Usina Iracema, em Iracemápolis (SP).
O objetivo da palestra foi auxiliar esses profissionais a como lidar com essas situações que muitas vezes interferem no seu dia a dia no local de trabalho. Com o auxílio de slides, eles fornecem dados nacionais e internacionais de pessoas que passam por essas situações, também trazem pessoas de dentro do projeto para contar as suas experiências, tudo com o intuito de demonstrar que por mais que a pessoa sinta-se sozinha nessa situação, ela não está e pode contar com pessoas que compreendem a sua dor.
“Os problemas emocionais afetam diretamente o desempenho de muitos funcionários. Quantos são aqueles que se afastam por causa de uma depressão, existem até mesmo pessoas que acabam se envolvendo com os vícios do álcool e das drogas por conta desses problemas. Então é muito importante a nossa presença para ajudar a combater tudo aquilo que emocionalmente afeta o desempenho no trabalho, seja dando dicas ou até mesmo com palavras de apoio.” destacou o coordenador do Help, Jefferson Lima.
A apresentação contou com os colaboradores do projeto que voluntariamente oferecem apoio aos presentes nos eventos, desde a organização em si, até mesmo na distribuição das cartas feitas a mão e na apresentação das palestras.
Participantes
Para o suporte técnico, Lucas Narciso, o tema é muito importante, pois ele já presenciou pessoas que passaram pela mesma experiência.
“No meu ponto de vista é um tema muito importante, pois acabamos de finalizar o mês de setembro, onde temos o setembro amarelo que tem tudo a ver com a palestra de hoje, um mês que cuidamos da nossa saúde mental. Eu já presenciei pessoas com esse nível de depressão, crise de ansiedade e síndrome do pânico e não é legal. Se a pessoa tiver oportunidade de pedir ajuda, procurem o Help” ressalta o funcionário, Lucas Narciso.
Milton Santos, também ressaltou a importância do projeto. Ele contou que passou por um fato parecido.
“Achei muito interessante as dicas, e para nós é um aprendizado tanto para empresa quanto para a nossa casa onde podemos levar essa informação para os nossos familiares. Na semana passada eu passei por um fato parecido e hoje estar aqui aprendendo tudo isso é muito gratificante.”
Sobre o projeto
O Help é um projeto que oferece ajuda para as pessoas que sofrem com depressão, ansiedade, que se automutilam ou até pensam em tirar a própria vida.
Com slogan “Não te julgo, te ajudo”, voluntários treinados estarão disponíveis para quem precisar de orientação ou quiser apenas desabafar através do número: (11) 4200-0034.