Ícone do site Rápido no Ar

primeira etapa do chamamento para mutirão de castração em Iracemápolis é realizada

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Iracemápolis (SP) deu início à primeira etapa do chamamento para o mutirão de castração de cães previsto para 2026. A ação acontece por meio de uma parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva e a vereadora Lu Blumer, reforçando o compromisso do município com o bem-estar animal e o controle populacional responsável.

Nesta fase inicial, estão sendo convocados, por ordem de cadastramento, os animais inscritos junto à Unidade de Vigilância em Zoonoses durante o segundo semestre de 2025. Os nomes desses animais já foram encaminhados à parceria responsável pela execução do mutirão.

É de suma importância que os tutores estejam com cadastro atualizados na plataforma Gov.br, qualquer dúvida procurar por auxílio diretamente na Câmara Municipal.

Ao todo, serão castrados 53 cães, entre machos e fêmeas, selecionados após a triagem das fichas cadastrais. A Vigilância em Zoonoses ressalta que alguns animais cadastrados não serão convocados nesta primeira etapa.

A exclusão ocorre em razão de critérios técnicos definidos pela parceria, relacionados às características físicas, como cães braquiocefálicos, a exemplo das raças Shih-Tzu, Pug, Bulldog Francês e Boxer, além de características fisiológicas, como idade avançada ou condições de saúde que exigem avaliação diferenciada.

Os tutores dos animais selecionados serão contatados para receber as orientações sobre datas, horários e cuidados pré e pós-operatórios. O município reforça que novas etapas do mutirão serão realizadas, contemplando outros animais cadastrados, conforme a disponibilidade de vagas e critérios técnicos estabelecidos.

Sair da versão mobile