Ícone do site Rápido no Ar

Prefeitura de Campinas ordena fechamento de creche em que bebê morreu

A Prefeitura de Campinas ordenou o fechamento da creche Casinha do Saber nesta terça-feira (15) onde uma bebê de quatro meses morreu no dia 8 de agosto.

Segundo a prefeitura, a creche não tem alvará e não entregou todos os documentos para a regularização, por isso, terá o prazo de 24 horas para encerrar sas atividades. Caso não seja cumprida a decisão, o local será lacrado.

Ainda de acordo com o Executivo, a creche protocolou na segunda-feira (14), parte dos documentos, mas há documentação pendentes, como o Habite-se e reserva de vagas no trânsito, entre outras.

A creche ainda pode apresentar os documentos pendentes para a liberação do alvará e solicitar sua reabertura.

O CASO
Na terça-feira (8) a mãe deixou Emanuelle Calheiros Maciel por volta as 13h na creche e voltaria para buscá-la, às 15h. Essas duas horas serviriam para a criança ir se adaptando a nova rotina.

De acordo com um tio da menina, às 14h a creche enviou uma mensagem afirmando que a criança estava bem. A mensagem dizia que “a Tia está fazendo dormir”, acompanhada por uma foto onde uma funcionária segurava a bebê
Quando a mãe retornou para buscar a filha, o homem conta que os funcionários levaram cerca de 10 minutos para permitir que ela entrasse no local. Eles falavam que não estavam conseguindo fazer a criança acordar, a mãe foi então ao berço da criança e a encontrou com os lábios roxos.

Ela pegou sua filha no colo e correu até um Centro de Saúde próximo da creche, onde foi constatada a morte da menina. O legista do IML (Instituto Médico Legal) afirmou na declaração de óbitos da criança que ela morreu por ‘broncoaspiração maciça por alimento na creche”.

VONTADE DE DEUS
A Casinha do Saber emitiu uma nota onde atribui a morte de Emanuelle Calheiros Maciel “à vontade de Deus” e que não teriam se manifestado anteriormente por respeito aos pais e familiares.
No comunicado a escola afirmou, “A primeira pergunta que se faz: por quê, Deus? Por que com esse anjinho? Por que com a nossa escola? Por que com nossa equipe? Certamente, pela vontade de Deus!”, dizia o comunicado.

Sair da versão mobile