Um compromisso que todo policial assume é o de preservação de vidas. Qualquer esforço é válido quando a população mais precisa de ajuda. Uma prova disso foi o resgate realizado por uma equipe da 1ª Companhia do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I).
Na noite de quarta-feira (22), os soldados Daniel de Moraes Rodrigues Ferreira e Danieli Bueno da Silva estavam em patrulhamento pelo bairro Jardim Claret, em Rio Claro, quando receberam um pedido de ajuda. Um morador informou que, na área externa da sua casa, haviam abandonado um bebê recém-nascido dentro de uma bolsa.
Imediatamente, os militares foram até o local e conseguiram resgatar a criança, que ainda estava com o cordão umbilical. Após atendimento médico, o bebê permaneceu aos cuidados da Maternidade da Santa Casa de Rio Claro e está sob responsabilidade do Conselho Tutelar.
De acordo com a soldado Danieli, que nunca tinha atendido uma ocorrência desse tipo, a sensação é de dever cumprido. “Eu sou apaixonada por crianças. A emoção de socorrer um caso como esse é muito grande. Não consigo entender como uma mãe abandona um filho dessa forma”.
Salvamento em Batatais
No mesmo dia, a Polícia Militar também salvou a vida de um bebê, de dois meses, que se engasgou enquanto era amamentado. A ação aconteceu na cidade de Batatais.
A mãe da criança entrou em contato com a 2ª Cia do 15º BPM/I, pedindo ajuda para salvar a vida do filho.
Prontamente, a unidade mandou uma viatura para o local, enquanto o atendente orientava a mulher sobre os procedimentos adotados em casos como esse.
Na residência, os policiais utilizaram técnicas para desobstruir as vias aéreas do bebê, conseguindo reestabelecer seus sinais vitais.
A criança foi encaminhada até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi avaliada e liberada.