A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3), a Operação Rótulo Falso contra a produção e comercialização irregular de suplementos alimentares e produtos com alegações terapêuticas proibidas. Aproximadamente uma tonelada de material foi apreendida e descartada no Jardim Terramérica 3.
Durante a ação, os policiais civis localizaram um galpão onde operava clandestinamente a empresa Bálsamo Je’s Suplemento Natural Ltda. No local, havia cerca de 15 mil frascos com cápsulas e suplementos sem qualquer registro nos órgãos competentes. A empresa não possuía licença da Vigilância Sanitária, da Anvisa ou de outras autoridades reguladoras.

Entre os materiais apreendidos, foram encontrados suplementos com promessas terapêuticas proibidas por lei, além de embalagens com nomes similares a medicamentos amplamente conhecidos como Ozempic e Monjairo, utilizados para emagrecimento. Nenhum dos produtos tinha controle de qualidade ou autorização para comercialização. Ao todo, o material somava cerca de 1.000 kg.
A Vigilância Sanitária de Americana, por meio da coordenadora Eliane Ferreira, autuou a empresa por falta de licença e comercialização de produtos irregulares. Todo o material foi recolhido e encaminhado para descarte adequado, com emissão dos termos de inutilização. O responsável pela empresa foi conduzido à delegacia e preso em flagrante por crime previsto no artigo 273 do Código Penal, referente à falsificação de produtos medicinais.
