Um policial militar foi baleado no pescoço durante uma abordagem na comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (7). Ele entrou em luta corporal com dois criminosos, foi atingido à queima-roupa e teve sua arma roubada. A cena foi registrada por testemunhas.
Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu durante patrulhamento de rotina do 1º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. A equipe abordava dois suspeitos em uma motocicleta envolvidos em roubos na região. Durante a perseguição, o cabo Johannes Santana acabou separado de seu parceiro e ficou sozinho com os suspeitos dentro de Paraisópolis.
Na tentativa de conter os homens, o policial usou uma arma de choque, mas não conseguiu evitar a agressão. Um dos criminosos tentou puxar o homem detido, enquanto o outro atirou contra o pescoço do PM a curta distância. Em seguida, os criminosos fugiram com a arma do agente.
Imagens gravadas por moradores mostram o momento exato do disparo. Em um dos vídeos, é possível ouvir um espectador reagindo: “Chapou, mano, o cara deu um tiro num policial”.
Mesmo ferido, o policial conseguiu se levantar e pedir socorro. Ele foi resgatado por uma aeronave médica da PM e levado, consciente e estável, ao Hospital das Clínicas. O estado de saúde atualizado ainda não foi divulgado.
Secretaria da Segurança ainda não se manifestou
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo ainda não divulgou nota oficial sobre o caso. A ocorrência está sendo investigada, e até o momento, os criminosos não foram localizados.

