Ícone do site Rápido no Ar

PIB paulista cresce 3,5% impulsionado por serviços e indústria

Indústria ajudou a puxar a alta do PIB paulista. Foto: Márcia Alves/Metrô SP

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado de São Paulo registrou um crescimento de 3,5% no acumulado de janeiro a setembro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Fundação Seade. O avanço foi liderado pelos setores de serviços e indústria, ambos com alta de 3,2%.

Setores impulsionam o avanço

A análise indica que a indústria paulista apresentou crescimento consistente, impulsionada por investimentos e políticas voltadas para a modernização do setor. Já o segmento de serviços, que representa uma fatia significativa da economia estadual, também foi um dos motores principais do avanço, beneficiado pela retomada do consumo e pelas reformas estruturais.

Em setembro, o PIB paulista avançou 0,8% em relação ao mês anterior, ajustado por efeitos sazonais. Mais uma vez, a indústria (1,9%) e os serviços (0,3%) contribuíram positivamente. Em relação a setembro de 2023, o crescimento foi de 3,8%, com variações positivas nos três principais setores: serviços (3,8%), indústria (3,4%) e agropecuária (0,3%).

Acumulado de 12 meses

Nos últimos 12 meses, encerrados em setembro, o PIB estadual apresentou um crescimento de 2,7%, com destaque para os segmentos de serviços (2,6%) e indústria (2,5%). Esses números reforçam a posição de São Paulo como a principal economia do país, refletindo uma retomada sustentável.

Governo comemora resultados

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destacou o impacto das políticas estaduais no desempenho econômico:

“É o reflexo de tudo que estamos fazendo para alavancar os investimentos em nosso estado, com políticas fiscais atraentes, geração de empregos com carteira assinada e fortalecimento do empreendedorismo. É crescimento em cima de crescimento.”

Programa SP na Direção Certa

Os resultados econômicos positivos vêm no contexto do programa “SP na Direção Certa”, lançado no início de 2024. A iniciativa reúne ações para modernizar a administração pública, reduzir custos e aumentar a arrecadação por meio de concessões e privatizações, ampliando a capacidade de investimento do estado.

teste
Sair da versão mobile