O Palmeiras estreia hoje no Campeonato Brasileiro. Recebe o Cuiabá, às 16h, no Allianz Parque. Ouça o jogo pelo Rápido no Ar e pela Rádio Melhor AM e FM.
O jogo será especial para a comissão técnica de Abel Ferreira, que completará 200 jogos pelo Verdão. Segundo os números do Globo Esporte, são 199 jogos, com 117 vitórias, 46 empates e 36 derrotas. O ataque marcou 343 gols e a defesa sofreu 161.
Acontece que Abel ficou de fora de 20 jogos, entre suspensões e outros compromissos. O português tem 179 jogos, com 105 vitórias, 40 empates, 34 derrotas, 299 gols marcados e 144 gols sofridos.
Apenas outras duas comissões técnicas conseguiram atingir essa marca: Luiz Felipe Scolari com 254 jogos entre 1997 e 2000 e Osvaldo Brandão com 283, no período de 1971 a 1975.
Pelo Palmeiras, a atual comissão técnica conquistou oito títulos: Libertadores (2020 e 2021); Paulistão (2022 e 2023); Copa do Brasil (2020); Recopa Sul-Americana (2022); Brasileirão (2022) e Supercopa do Brasil (2023).
Para a partida desta tarde, Abel não poderá contar com o atacante Rony, que sofreu uma fratura no antebraço às vésperas da final do Paulistão diante do Água Santa. Breno Lopes seguirá como titular. Na defesa, a dúvida é entre o titular Murilo e o reserva Luan.
Raphael Veiga sofre com um desconforto na coxa. O meia foi poupado na goleada sobre o Tombense por 4 a 2, no meio de semana no Allianz Parque pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Artur, recém-contratado do Red Bull, deve fazer esta função.
O Cuiabá tem uma nova comissão técnica com Ivo Vieira e um elenco modificado em comparação ao ano passado. O Dourado chega para o terceiro ano seguido na Série A e conquistou o Campeonato Mato-grossense este ano.
Seis reforços foram contratados: Vitão, Allyson, Raniele, Nicólas Quagliata, Emerson Ramon e Patric Calmon. Um dos destaques do time é o meia uruguaio Pablo Ceppelini, especialista nas bolas paradas. Izidro Pitta, destaque do Juventude em 2022, briga por uma posição no concorrido ataque que tem Jonathan Cafú (ex-Corinthians), Deyverson (ex-Palmeiras) e Wellington Silva (ex-Fluminense).
Palmeiras x Cuiabá
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gómez, Luan e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino Artur;; Dudu, López e Endrick. Técnico: Abel Ferreira.
Cuiabá – Walter; Matheus Alexandre, Marllon, João Maranini e Mateusinho; Denilson, Filipe Augusto e Ceppelini; Jonathan Cafú, Deyverson e Wellington Silva. Técnico – Ivo Vieira.
Árbitro – Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa/MG).
Local – Allianz Parque, às 16h.