Ícone do site Rápido no Ar

Palmeiras estreia hoje no Mundial de Clubes da FIFA

César Greco

Chegou o grande dia. O Palmeiras começa hoje a disputa do torneio que virou a sua obsessão: o Mundial de Clubes da Fifa.

O adversário é o Porto, de Portugal, em duelo no Metlife Stadium, às 19h (de Brasília).

O time paulista foi o primeiro sul-americano a conquistar o direito de disputar o Mundial.

Ganhou a vaga graças ao terceiro título da Libertadores, conquistado em 2021 com vitória na decisão sobre o Flamengo, em Montevidéu, no Uruguai.

Palmeiras vem de tropeços para Flamengo e Cruzeiro antes de viajar aos Estados Unidos. Desta forma, perdeu a liderança do Brasileirão.

O Verdão é o único clube a estar presente em todos os formatos do Mundial organizado pela Fifa. E se orgulha da conquista da Copa Rio de 1951 e a trata como Mundial.

Al-Ahly, do Egito, e Inter Miami, do país anfitrião, são os outros rivais do Palmeiras no Grupo A.

O Palmeiras vai receber uma cota fixa de US$ 15,2 milhões (R$ 85 milhões) apenas por participar do Mundial.

Já o Porto foi apenas o terceiro colocado do Campeonato Português, atrás do arquirrival Benfica e do campeão Sporting, do qual ficou distante quase 20 pontos.

Na Taça da Liga, foi eliminado na semifinal ao cair para o Sporting. Na Liga Europa foi eliminado nos playoffs diante da Roma. Já no domingo passado, foi derrotado para o modesto Riga FC, da Letônia, em jogo-treino.

Botafogo

O Botafogo inicia hoje a sua jornada no Mundial de Clubes diante do Seattle Sounders, às 23h (horário de Brasília), em Seattle, nos Estados Unidos.
Fogão está no grupo da morte com Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid na chave B.

Apesar de ter se sagrado campeão da Libertadores em 2024, o Botafogo foi um dos últimos clubes a garantir vaga no Mundial e, assim, foi posicionado no pote 3 do sorteio. Desta maneira, o time carioca obrigatoriamente teria de enfrentar dois europeus na fase de grupos.

Palmeiras x Porto
Palmeiras – Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Estêvão; Felipe Anderson, Facundo Torres e Vitor Roque. Técnico – Abel Ferreira.
Porto – Diogo Costa; Marcano, Zé Pedro e Nehuén Pérez; João Mário, Stephen Eustáquio (Fabio Vieira), Alan Varela e Francisco Moura; Pepê, Mora e Samuel Aghehowa. Técnico – Martín Anselmi.
Árbitro – Said Martínez (Honduras).
Local – Metlife Stadium, em East Rutherford (Estados Unidos), às 23h.

Sair da versão mobile