Palmeiras e Flamengo se enfrentam hoje, às 18h, no Monumental de Lima, no Peru. O estádio tem capacidade para 80 mil lugares.
Verdão não vive um bom momento na temporada e não vence há cinco jogos pelo Brasileirão, incluindo três derrotas.
Enquanto Isso, o Mengão chega com moral elevada após abrir cinco de vantagem na liderança e encaminhar a conquista do torneio nacional. O vencedor do duelo em Lima será o primeiro time brasileiro a levantar a taça da competição continental pela quarta vez.
Abel Ferreira não terá o goleiro Weverton à disposição. Importante para o clube nas últimas temporadas, o arqueiro se recupera de uma fissura na mão. Com isso, Carlos Miguel seguirá entre os titulares.
O meio-campista Lucas Evangelista também se recupera de cirurgia na coxa e o atacante Paulinho é dúvida, mas como não atua desde julho dificilmente será utilizado.
Expulso na semifinal contra o Racing, o equatoriano Gonzalo Plata cumpre suspensão. Já o centroavante Pedro sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda recentemente e foi relacionado, mas ainda não está totalmente recuperado.
O zagueiro Léo Ortiz segue com dores no tornozelo e será reavaliado para saber se tem condições de pelo menos começar no banco. Substituído no meio de semana, Luiz Araújo aparentemente não teve lesão detectada e a tendência é que esteja entre os 11.
Protagonistas no futebol brasileiro nos últimos anos, as duas equipes já se enfrentaram 113 vezes e o confronto é bem equilibrado. No retrospecto geral são 40 vitórias do Verdão, 39 triunfos do rival, além de 34 empates.
A última partida entre as equipes aconteceu pelo Campeonato Brasileiro e o Rubro-Negro ganhou pelo placar de 3 a 2.
O Brasil vai igualar a Argentina no número de títulos da Libertadores, com 25. Os times brasileiros vêm de uma enorme arrancada desde 2019.
Com o título desta edição, serão sete conquistas consecutivas: 2019: Flamengo; 2020: Palmeiras; 2021: Palmeiras; 2022: Flamengo; 2023: Fluminense; 2024: Botafogo e 2025: Palmeiras ou Flamengo.
O último clube de fora do Brasil a vencer a competição foi o River Plate, em 2018, batendo o arquirrival Boca Juniors.
Campanha do Palmeiras:
Primeira Fase:
Sporting 2 x 3 Palmeiras
Palmeiras 1 x 0 Cerro Porteño
Bolívar 2 x 3 Palmeiras
Cerro Porteño o x 2 Palmeiras
Palmeiras 2 x 0 Bolívar
Palmeiras 6 x 0 Sporting Cristal
Mata-Mata:
Universitario 0 x 4 Palmeiras
Palmeiras 0 x 0 Universitario
River Plate 1 x 2 Palmeiras Palmeiras 3 x 1 River Plate
LDU 3 x 0 Palmeiras
Palmeiras 4 x 0 LDU
Campanha do Flamengo:
Deportivo Táchira 0 x 1 Flamengo
Flamengo 1 x 2 Central Córdoba
LDU 0 x 0 Flamengo
Central Córdoba 1 x 1 Flamengo
Flamengo 2 x 0 LDU
Flamengo 1 x 0 Deportivo Táchira
Mata-mata:
Flamengo 1 x 0 Internacional
Internacional 0 x 2 Flamengo
Flamengo 2 x 1 Estudiantes
Estudiantes 1 x 0 Flamengo
Flamengo 1 x 0 Racing
Racing 0 x 0 Flamengo
Palmeiras x Flamengo
Palmeiras – Carlos Miguel; Khellven, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez, Bruno Fuchs, Andreas Pereira e Raphael Veiga; Allan, Vitor Roque, Flaco López. Técnico – Abel Ferreira.
Flamengo – Rossi; Varela, Léo Ortiz (Danilo), Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho e Arrascaeta; Luiz Araújo, Carrascal, Bruno Henrique. Técnico – Filipe Luís.
Árbitro – Dário Herrera (Chile)
Local – Estádio Monumental de Lima, no Peru, às 18h.

