Ícone do site Rápido no Ar

Palmeiras e Flamengo decidem hoje a Supercopa

Atuais campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil, respectivamente, Palmeiras e Flamengo decidem hoje a Supercopa do Brasil 2023. A partida será às 16h30, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, com transmissão da TV Globo (com Cleber Machado) e do Sportv.

A final será mais um capítulo da rivalidade. As equipes protagonizaram uma final recente que ainda está no na cabeça dos torcedores: a Libertadores 2021. A emblemática partida em Montevidéu, no Uruguai, terminou 2 a 1 para o Palmeiras, com gol de Deyverson na prorrogação, após uma falha individual de Andreas Pereira.

Abel Ferreira e Vítor Pereira usaram as mesmas estratégias para a partida de hoje, ou seja, pouparam seus titulares no meio de semana pelos Estaduais.

Com os reservas em campo, o Verdão venceu o Ituano, no Novelli Júnior, em Itu, por 3 a 1 e lidera o Grupo D com 8 pontos. Neste começo de Paulistão, o Palmeiras está invicto, pois empatou com São Bento e São Paulo, ambos por 0 a 0, em casa, e venceu fora o Ituano (3 x 1 ) e o Botafogo (1 x 0). Nem assim, a torcida deixa de protestar.

Na segunda-feira os muros do Allianz Parque amanheceram pichados e o principal alvo era a presidente Leila Pereira, que não reforçou o time. Ontem o Globo Esporte trouxe as imagens da pichação, feita no domingo, às 23h30.

Em relação ao Brasileirão do ano passado, o Palmeiras perdeu duas peças importantes do seu time titular e ainda não conseguiu repor. O volante Danilo e o meia Gustavo Scarpa foram para o Nottingham Forest, da Inglaterra. Abel Ferreira vem utilizando Gabriel Menino e Endrick nos lugares.

O Flamengo lidera o Campeonato Carioca com 11 pontos. Em cinco jogos, venceu três e empatou dois. Na estreia, em jogo antecipado da 5ª rodada, venceu o Audax por 1 a 0. Em seguida, goleou a Portuguesa, no Maracanã, por 4 a 1, ficou no 0 a 0 com o Madureira, em Cariacica, no Espírito Santo, atropelou o Nova Iguaçu por 5 a 0, no Maracanã e empatou por 1 a 1 com o Bangu.

O Flamengo conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil em 2022 – ambas com Dorival Júnior. Agora, porém, é a vez de Vítor Pereira buscar o primeiro título da sua trajetória no clube carioca. O treinador português não terá Victor Hugo e Bruno Henrique, machucados.

Em relação ao time do ano passado, o Flamengo não terá Diego Alves, Rodnei, João Gomes e Diego Ribas. Em compensação, trouxe de volta o meia Gerson, que estava no Olimpique de Marseille. Já o zagueiro Léo Pereira renovou até o final de 2027.

Até hoje, os rivais nacionais se enfrentaram 104 vezes. O Palmeiras leva a melhor com uma pequena vantagem de 38 vitórias, contra 35 do Flamengo, além de 31 empates. O Verdão balançou as redes 157 vezes, cinco a mais que o Rubro-Negro. O último confronto terminou empatado por 1 a 1, no Allianz Parque, pelo Brasileirão do ano passado.

Mundial

Não há mais ingressos para os torcedores do Flamengo para o Mundial de Clubes, que será disputado no mês que vem, no Marrocos. A diretoria do Mengão não informou a quantidade de ingressos vendidos, mas reclamou internamente da pouca oferta por parte da Fifa.

O Mengão vai estrear no dia 7, direto na semifinal, contra o vencedor de Wydad Casablanca, que representa o país-sede, e o saudita Al Hilal, atual campeão asiático. A outra semifinal terá o Real Madrid, campeão da última edição da Liga dos Campeões da Europa, e um time ainda não definido. O rival dos espanhóis sairá do confronto entre Seattle Sounders e o futuro vencedor de Al Ahly (campeão da África) x Auckland City (campeão da Oceania). O Sounders é o atual campeão das Américas Central e do Norte.

Palmeiras x Flamengo
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Endrick e Rony. Técnico – Abel Ferreira.
Flamengo – Santos; Matheuzinho, David Luiz, Léo Pereira (Fabrício Bruno) e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro. Técnico – Victor Pereira.
Árbitro – Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes – Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Bruno Raphael Pires (Fifa/GO)
​VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Local – Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 16h30.

Sair da versão mobile