Ícone do site Rápido no Ar

Palmeiras e Flamengo decidem hoje a Libertadores

César Greco/Palmeiras

Chegou o grande dia. Palmeiras e Flamengo decidem hoje a Taça Libertadores da América. O jogo será às 17h, no Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. O estádio foi amplamente reformado para receber as decisões da Copa Sul-Americana (vencida pelo Athletico/PR em cima do Red Bull Bragantino) e propriamente da Libertadores.

A reforma do mítico estádio de 91 anos custou US$ 5 milhões (R$ 33 milhões). Ele foi todo remodelado, mas sua estrutura histórica permanece intacta.

No Palmeiras, o Abel Ferreira levou para o Uruguai uma única dúvida. E ela está na lateral-direita. Mayke é o substituto natural de Marcos Rocha, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Esta é a sexta final de Libertadores na história do Palmeiras. Primeiro clube brasileiro a chegar à decisão do torneio (em 1961, contra o Peñarol-URU, com o jogo de ida em Montevidéu), o clube paulista é o que mais vezes alcançou a fase decisiva da competição, ao lado do São Paulo – foi campeão em 1999 e 2020 e vice-campeão em 1961, 1968 e 2000.

No Flamengo, voltando de lesão, o meia Arrascaeta treinou normalmente, assim como os atacantes Bruno Henrique e Pedro. Os dois primeiros devem iniciar o embate de hoje, com Michael virando opção para a etapa complementar. O único desfalque é o zagueiro Léo Pereira, que está suspenso.

O Flamengo tem melhor campanha do que o Palmeiras nessa edição da Libertadores. Em 12 jogos, foram nove vitórias e três empates. O time carioca fez 32 gols e levou 12. Já o Palmeiras tem oito vitórias, três empates e uma derrota. O Verdão marcou 27 gols e sofreu nove. O Flamengo tem o melhor ataque. O Palmeiras tem a defesa menos vazada.

O Rubro-negro, campeão de 2019, está invicto há 17 jogos na Libertadores somando as edições de 2020/21. Desde que Renato Gaúcho assumiu, foram seis jogos e seis vitórias.

Um detalhe que chama a atenção: nunca Abel Ferreira venceu o Flamengo. Foram três derrotas e um empate. Por outro lado, Abel Ferreira derrotou Renato Gaúcho na final da Copa do Brasil, na qual o Palmeiras levou a melhor sobre o Grêmio.

Palmeiras x Flamengo
Palmeiras – Weverton; Mayke, Gustavo Gomez, Luan e Piquerez; Zé Rafael, Felipe Melo, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Rony. Técnico – Abel Ferreira.
Flamengo – Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas Pereira, Éverton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico – Renato Gaúcho.
Árbitro – Nestor Pitana (Argentina)
Local – Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, às 17h.

teste
Sair da versão mobile