Athletico/PR e Palmeiras abrem hoje, às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, as semifinais da Taça Libertadores da América. O duelo será transmitido pelo SBT, ESPN e pela Conmebol TV. Jogo de volta será na terça-feira que vem, no Allianz Parque.
A outra semifinal reúne Flamengo e Vélez Sarsfield. Primeiro jogo será amanhã, na Argentina.
O Palmeiras não perde há 18 partidas na Libertadores. A última derrota foi em maio do ano passado, quando foi superado pelo Defensa y Justicia, no Allianz Parque. O time de Abel Ferreira busca também o inédito tricampeonato seguido e a quarta taça geral entre os clubes brasileiros.
O Palmeiras eliminou o Cerro Porteño nas oitavas de final, vencendo por 3 a 0 no Paraguai e goleando por 5 a 0, no Allianz Parque. Depois, passou pelo Atlético/MG, empatando por 2 a 2, no Mineirão e sem gols no Allianz, vencendo nos pênaltis.
O Athletico se classificou em segundo lugar do Grupo B na primeira fase, com 10 pontos, junto com o Libertad. Em seis jogos, venceu três, empatou um e perdeu dois.
Nas oitavas de final passou pelo Libertad, vencendo por 2 a 1, na Arena da Baixada e empatando por 1 a 1, no Paraguai, gol nos acréscimos de Rômulo.
Nas quartas de final o adversário foi o Estudiantes. Empate sem gols em Curitiba e vitória em La Plata, na Argentina, por 1 a 0, gol de Victor Roque também nos acréscimos.
O Palmeiras não terá Danilo nos dois jogos das semifinais. O volante pegou dois jogos de suspensão pela expulsão diante do Atlético/MG e só voltará a jogar no torneio continental caso o Verdão avance à final.
Já o cartão vermelho a Gustavo Scarpa rendeu ao meio-campista um jogo de suspensão. Com isso, ele desfalca a equipe hoje, mas estará disponível para o duelo de volta, dia 6 de setembro, no Allianz Parque. Abel deve escalar Gabriel Menino e Bruno Tabata.
Os dois times entraram em campo no fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. O líder Verdão usou todos os seus titulares e empatou com o Fluminense por 1 a 1, chegando aos 50 pontos, sete a mais que o vice-líder Flamengo, que venceu o Botafogo por 1 a 0, no Engenhão. Time de Abel Ferreira é o único que não perdeu como visitante no Brasileirão. Em 12 jogos, venceu sete e empatou cinco.
Já o Furacão usou apenas seus reservas e empatou sem gols com o Ceará, na Arena Castelão. Com isso, segue na quinta colocação, com 39 pontos, 11 atrás do líder.
Palmeiras e Athletico se encontram pela primeira vez na Libertadores, mas em outros mata-mata, o histórico é longo. No total, são 58 confrontos, com 28 vitórias palmeirenses, 18 empates e 12 vitórias atleticanas. Verdão marcou 79 gols e sofreu 57.
A capacidade de público na Arena da Baixada é de 42.372. Recentemente, o clube bateu seu recorde na temporada diante do Flamengo, nas quartas de final da Copa do Brasil: 38.054 mil pagantes. Após 17 anos, o Athletico volta a disputar uma semifinal de Libertadores.
Athletico/PR x Palmeiras
Athletico/PR – Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Hugo Moura, Fernandinho, Alex Santana e Terans; Canobbio e Cuello (Pablo). Técnico – Luiz Felipe Scolari.
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino, Bruno Tabata (Wesley e Flaco López) e Raphael Veiga; Rony e Dudu. Técnico – Abel Ferreira.
Árbitro – Roberto Tobar (Chile)
Local – Arena da Baixada, às 21h30.