Ícone do site Rápido no Ar

Palmeiras conquista o tri do Paulistão e Abel faz história

César Greco

Pelo terceiro ano consecutivo, o Palmeiras conquistou o Paulistão perdendo jogo de ida e vencendo a volta em casa. Foi assim com São Paulo, Água Santa e agora Santos. Após ser derrotado na Vila Belmiro por 1 a 0, o Verdão derrotou o Peixe por 2 a 0, no Allianz Parque, gols de Raphael Veiga e Aníbal Moreno, e festejou com sua torcida.

O Palmeiras não era tricampeão consecutivo do Estadual desde que venceu as edições de 1932, 1933 e 1934. Foi o décimo título conquistado por Abel Ferreira no Palmeiras, mesma quantidade alcançada por Osvaldo Brandão. Agora, os dois treinadores estão empatados como os maiores campeões da história do clube.

PUBLICIDADE

A torcida palmeirense aproveitou o pré-jogo para expressar toda sua gratidão a Abel Ferreira. Poucos instantes antes do início da partida, as arquibancadas foram tomadas por um mosaico que exibia o emblema de Portugal.

Além disso, foi estendida uma bandeira estampada com o desenho de uma caravela comandada pelo treinador português. No mastro do navio, apareciam as taças conquistadas na “Era Abel”, que se emocionou ao ver a homenagem.

Abel surpreendeu na escalação ao colocar Lázaro. Foi um belo jogo, recheado de oportunidades. Gil salvou em cima da linha aquele que seria o gol de Mayke. A resposta veio com Diego Pituca, que exigiu excelente defesa de Weverton.

O clássico esquentou perto dos 30 minutos, quando João Paulo se chocou com Endrick na área. O árbitro Raphael Claus foi chamado para consultar o vídeo. A conclusão da revisão foi de pênalti. Raphael Veiga cobrou no meio do gol para abrir o placar.

Por pouco, o Palmeiras não foi para o intervalo com uma vantagem de 2 a 0, já que Murilo e Piquerez tiveram ótimas chances de ampliar.

O Santos voltou melhor para o segundo tempo e Guilherme parou em uma ótima defesa de Weverton. Já Mayke tirou uma bola em cima da linha, após finalização de Otero.

Enquanto isso, o fator Endrick continua pesando em favor do lado alviverde. Foi o garoto que roubou a bola no meio-campo para iniciar a jogada do segundo gol. Na conclusão do lance, já dentro da área, Flaco López ajeitou de cabeça para Anibal Moreno superar João Paulo: 2 a 0.

Pouco depois do gol, Abel Ferreira sacou Endrick, que estava pendurado com um cartão amarelo, para colocar Marcos Rocha.

A melhor chance alvinegra foi um cabeceio de Gil para fora, já nos acréscimos. Era a chance de levar para os pênaltis. Final: 2 a 0.

Palmeiras 2 x 0 Santos
Gols – Raphael Veiga aos 32 minutos do primeiro tempo e Anibal Moreno, aos 20 minutos do segundo tempo.
Local – Allianz Parque
Árbitro – Raphael Claus.
Público – 41.446 pagantes.
Renda – R$ 5.244.701,37.
Palmeiras – Weverton; Mayke, Gustavo Gómez (Luan), Murilo e Piquerez; Zé Rafael (Richard Ríos), Aníbal Moreno, Raphael Veiga e Lázaro (Luís Guilherme); Flaco López (Rony) e Endrick (Marcos Rocha). Técnico – Abel Ferreira.
Santos – João Paulo; Aderlan (JP Chermont), Joaquim, Gil e Felipe Jonatan (Hayner); João Schmidt, Diego Pituca (Wesley) e Giuliano; Otero (Pedrinho), Morelos (Julio Furchs) e Guilherme. Técnico – Fábio Carille.

Sair da versão mobile