Ícone do site Rápido no Ar

Pais se preocupam com falta de vacina pentavalente em Limeira

Pais de bebês que tentam seguir o calendário nacional de vacinação proposto pelo Ministério da Saúde estão encontrando dificuldade em Limeira (SP), já que a vacina pentavalente está em falta na cidade. E não é só em Limeira. Diversas cidades no Estado de São Paulo também estão com a falta, que é um problema de desabastecimento federal.

A pentavalente é aplicada em três doses, geralmente no 2º, 4º e 6º mês de vida do bebê. Ela protege contra cinco doenças – difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite. Amanda Nayara da Silva tem uma bebê de 4 meses e ao seguir o calendário se surpreendeu com a falta da dose. “Já liguei em vários postinhos e está em falta. É uma vacina muito importante do calendário e me preocupa que a minha bebê fique exposta a essas doenças”, lamenta.

A Secretaria da Saúde de Limeira informou em nota oficial que a Secretaria do Estado não repassou a vacina aos municípios, devido a um desabastecimento do Ministério da Saúde. O Ministério é o responsável por enviar as vacinas aos Estados e então acontece a distribuição aos municípios.

Segundo a nota, a pasta municipal já reforçou o pedido de repasse ao Estado e espera que até 23 de julho as doses cheguem à cidade. “Se a situação for normalizada antes, as doses serão repassadas ao município, que distribuirá normalmente às Unidades de Saúde”, informa.

teste
Sair da versão mobile