Muito tem se falado sobre a briga do São Paulo contra o rebaixamento. Mas o torcedor tricolor pode respirar aliviado, pois o São Paulo não vai cair. De jeito nenhum.
E isso não é nenhuma “zica” jogada por torcedor rival. É claro que quem vê de fora tem uma visão diferente do que quem está vivenciando a situação diariamente. É mais ou menos uma situação parecida com a que eu vivo quando as pessoas dizem que “o Corinthians já é campeão”. É claro que ultimamente, com a queda de produção do time, e a ascensão de Santos e Palmeiras, a possibilidade do título está ameaçada, mas desde antes eu não conseguia confiar na afirmação que garantia a taça. O torcedor do São Paulo ainda sentia uma ponta de ameaça, mas a vitoria frente ao Flamengo, além de tranquilizar os tricolores, mostrou que não se pode subestimar um time grande, em nenhuma hipótese.
Além da grandeza do clube do Morumbi, vale ressaltar que ninguém que está na parte de baixo da tabela parece querer sair. Basta ver a campanha irregular de times como Ponte Preta, Coritiba, Avaí e Vitória (que fora de casa, joga como um leão, e dentro, como um gato inofensivo).
A evolução do time, apesar de ter demorado um pouco, está acontecendo. E o elenco do São Paulo não fica longe do elenco de outros times da parte de cima da tabela. Sabemos que o campeonato se nivela em um nível mediano, e que nenhum time destoa dos outros, seja no âmbito individual, seja no coletivo. Acontece que problemas políticos e trocas no comando atrapalharam o São Paulo um pouco mais do que os outros times, que também passsaram por momentos turbulentos, sempre vale ressaltar.
Pelo menos por este ano, o torcedor do São Paulo poderá se gabar de ser um dos poucos a não cair de divisão no âmbito nacional. Porém, para o ano pasado, alguns erros cometidos em 2017 podem ser fatais.
Se o time conseguir engatar uma sequência de bons resultados, ainda pode garantior uma vaga na SulAmericana nas próximas rodadas. Não é o que o clube merece pela grandeza, mas para quem passou por um campeonato apertado, está de bom tamanho!
E você, o que acha da situação do Tricolor?