Ícone do site Rápido no Ar

Novo mutirão vacina contra Covid-19 pessoas em situação de rua em Piracicaba

Foto: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

Novo mutirão realizado pela Prefeitura de Piracicaba hoje, 29/07, vacinou contra Covid-19 mais 20 pessoas em situação de rua no Centro POP (Centro Referência Especializado em População em Situação de Rua), das 8h30 às 11h30. A ação é executada pelo Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social). Esse público tem sido vacinado com a vacina Janssen, de dose única.

De acordo com a coordenadora do Consultório na Rua, Franciele Maria Aparecida dos Santos, foram vacinadas pessoas com 30 anos ou mais. Esse foi o segundo mutirão no Centro POP. O primeiro ocorreu em 08/07. Para realizar os mutirões, os equipamentos sociais e de saúde fazem cruzamento de dados das pessoas em situação de rua cadastradas e atendidas pelo Seas (Serviço Especializado em Abordagem Social), Centro POP e Consultório na Rua. O Seas realiza ainda a busca ativa das pessoas atendidas para que compareçam para tomar a vacina. Na última semana, de 20/07 a 23/07, também ocorreram ações para imunizar as pessoas em situação de rua.

“Desde o início da campanha de vacinação contra Covid-19 não esquecemos das pessoas em situação de rua. Assim que o Consultório na Rua identificava uma pessoa que já fazia parte dos grupos prioritários, buscávamos a vacina na Vigilância Epidemiológica para aplicá-la. Neste mês, com a chegada da vacina Janssen, intensificamos a vacinação deles. Estamos atingindo nosso público-alvo e com boa aceitação”, afirma Franciele.

A titular da Smads, Euclidia Fioravante, lembra ainda que os serviços socioassistenciais voltados para as pessoas em situação de rua no município também têm sido bastante intensificados para atender e acolher essa população, em especial devido ao inverno. “Nossas equipes do Seas e Centro POP estão nas ruas em parceria com o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e Consultório na Rua. Estão atuando em conjunto nas abordagens, visando aproximação, orientações e encaminhamentos para os serviços disponíveis”, comenta Euclidia.

2ª DOSE – Para aplicação das segundas doses nas pessoas em situação de rua que receberam a 1ª dose das vacinas AstraZeneca/Oxford/Fiocruz ou CoronaVac/Butantan, o Consultório na Rua inicia a busca ativa dessas pessoas com pelo menos uma semana de antecedência do prazo para receber a 2ª dose.

O intervalo para receber a 2ª dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz é de 12 semanas (3 meses) após a 1ª. Já da CoronaVac/Butantan é de 21 a 28 dias.

SERVIÇOS – O Centro POP fica na rua Voluntários de Piracicaba, 815, e é a porta de entrada do atendimento socioassistencial para a população em situação de rua em Piracicaba. O local atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Já o Seas é formado por equipe técnica que identifica a presença de pessoas em situação de rua no município e oferta os serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, media e realiza encaminhamentos, de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

O Seas funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e aos sábados e domingos, das 9h às 18h. Pode ser acionado pelos telefones (19) 3422-9943, (19) 99446-4389 e (19) 99705-4663.

A equipe do Consultório na Rua é itinerante, sendo assim, ao identificar uma pessoa que esteja em situação de rua que ainda não esteja cadastrada no programa de Saúde, oferece o serviço e realiza o cadastro. Atua de segunda, quinta e sexta-feira das 7h às 16h e terça e quarta – feira das 7h às 20h. O telefone para contato é o (19) 3422-7354.

teste
Sair da versão mobile