O alívio nas temperaturas que ocorre neste sábado (28) em São Paulo e outras capitais brasileiras será de curta duração. De acordo com a Climatempo, uma nova onda de calor está prevista para o início de outubro, que pode ser a oitava do ano.
A frente fria que trouxe temperaturas mais amenas neste sábado terá pouco efeito a longo prazo. A partir de domingo (29), as máximas já voltam a subir, e a primeira semana de outubro poderá registrar temperaturas superiores a 35°C em diversas capitais do Centro-Sul, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.
Queda rápida, mas significativa nas temperaturas
Mesmo sendo breve, a queda de temperatura deste fim de semana será expressiva. Em São Paulo, a máxima prevista para este sábado é de 20°C, o que representa uma queda de 16 graus em relação aos 36,3°C registrados na última quinta-feira, o terceiro recorde consecutivo da cidade. No Rio de Janeiro, a temperatura máxima deve cair de 32°C, registrada na sexta-feira, para 25°C neste sábado.
Previsão para outubro
Ainda sem data exata confirmada, a nova onda de calor poderá começar entre o fim de setembro e os primeiros dias de outubro. As temperaturas mais altas devem continuar até a segunda quinzena do mês, quando se espera que o calor entre em um padrão mais típico para a estação.
Calor extremo na primavera
As recentes ondas de calor têm marcado o início da primavera com temperaturas recordes em várias capitais. São Paulo registrou três recordes consecutivos nesta semana, enquanto Brasília e Campo Grande, no Centro-Oeste, também atingiram as maiores temperaturas do ano.