Pela primeira vez na história, o Campeonato Amador de Limeira terá um jogo de abertura no meio de semana. Classe A, campeão da Primeirona de 2023 e Degan, campeão da Segundona, se enfrentam nesta quarta-feira, às 20h, no Estádio Comendador Agostinho Prada, com entrada franca. O jogo será mostrado ao vivo pelo Facebook da Liga Desportiva Limeirense.
O árbitro escolhido para conduzir esse clássico é Vinícius Nunes Lima dos Santos, da nova safra da Federação Paulista de Futebol. É uma das grandes promessas do quadro da entidade. Recentemente, fez a final do Torneio Primeiro de Maio de Limeira e agradou.
Antes do jogo de abertura, o Pradão receberá um amistoso beneficente, às 18h, entre um combinado da Liga Desportiva Limeirense e o Santo Antônio. Quem apitará esse encontro será simplesmente Oscar Roberto Godói, de 69 anos, um dos maiores nomes da arbitragem brasileira. Em 2022, apitou o Gol Solidário de Elano Blumer, no Limeirão.
Godói é muito querido pelos torcedores de todos os clubes do país, pois sempre falou a verdade, doa a quem doer, e não tem pápas na língua. É um dos mais polêmicos profissionais do futebol.
Godói começou a ser destacar na década de 1990. Ganhou da imprensa paulista o apelido de “Unha de Cavalo” por causa de seu rigor. Ele odeia ser chamado disso.
Em seu currículo consta a final da Copa do Brasil de 1994, entre Grêmio e Ceará. O consagrado árbitro também apitou a primeira partida da final do Paulistão de 1991 entre São Paulo 3 x 0 Corinthians (três gols de Raí), o primeiro jogo da final do Paulistão de 1999 entre Corinthians 3 x 0 Palmeiras, gols de Edilson, Marcelinho Carioca e Dinei, a Copa João Havelange de 2000 entre Vasco da Gama e São Caetano e a final do Campeonato Baiano de 2001.
Godói se despediu da arbitragem em 2001, no acesso do Etti-Jundiaí em cima da Paraguaçuense pela Série A-2.
Entre as polêmicas com o árbitro está registrada uma em 19 de março de 1995. Godói foi acusado pelo zagueiro Júnior Baiano, do São Paulo, de estar embriagado no clássico contra o Corinthians. Foi logo após expulsar o zagueiro Rogério Pinheiro e o volante Donizete. O árbitro chegou a processar o defensor. Em uma entrevista declarou que teria resolvido o problema de outra maneira se estivesse armado no momento.
Entrou no quadro da FIFA em 1998, mas saiu em 2000. Na semifinal do Brasileirão de 1999, na partida entre São Paulo e Corinthians, recebeu um chute na canela do zagueiro Edmilson, o qual expulsou após o ato. Na final da Copa do Brasil de 2009, sem perceber que seu microfone estava aberto, xingou o goleiro corintiano Felipe.
Já no dia 16 de fevereiro de 2011, o ex-árbitro viveu um drama. Dois bandidos abordaram Godói no bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo. Ele iria se encontrar para um jantar com o empresário Todé, o ex-centroavante Luizão e o preparador de goleiros Valdir Joaquim de Moraes.
Godói foi atingido por três disparos: um no pescoço, um próximo à região cervical e outro no pulmão, provocando perfuração. Foram cinco dias na UTI e outros cinco no quarto lutando pela vida.
Em 24 de setembro do mesmo ano, Godói foi detido por ter atropelado uma jovem de 18 anos e sua filha de seis meses em Franco da Rocha. Elas foram hospitalizadas e receberam alta no dia seguinte. O árbitro foi solto.
Entre 2002 e 2007, Godói trabalhou na Rede Record. Em 2003, chegou a cobrir folgas de Milton Neves nos programas Debate Bola e Terceiro Tempo.
Em 22 de agosto de 2007, Godói estreou na Rede Bandeirantes como comentarista nas partidas de futebol na emissora paulista. Também participou do Jogo Aberto e do Terceiro Tempo.
Em 3 de fevereiro de 2010, durante a transmissão do jogo Ponte Preta e Corinthians, deixou transparecer que não se sentia prestigiado junto à direção da TV Band. No dia 5 de fevereiro, foi demitido.
Assinou com a TV Gazeta no ano seguinte. A partir de abril de 2011, Oscar passou a ser comentarista do Mesa Redonda, Gazeta Esportiva e o Super Esporte. Em maio de 2017, Godói foi demitido da emissora. Esteve na rádio Transamérica até agosto de 2012, quando também foi demitido.
Em 2023 passou a ser comentarista da versão regional de Os Donos da Bola, exibida pela TV Bandeirantes Paulista, emissora própria da Band na região de Presidente Prudente.
Atualmente reside em São José do Rio Preto, onde é comerciante no ramo de bebidas. É pai de três filhos.
O Classe A manteve a base do ano passado e trouxe reforços pontuais. O zagueiro Alba, o volante Robinho e o polivalente Romário seguem no verde e branco. A principal novidade é o goleiro Luís Cetin, ex-Inter de Limeira. Já o centroavante Americano foi para o Bandeirante.
O Degan, de Dudu Baldissarelli, o Eurico Miranda do Amador, montou um super time para a divisão de elite. Entre os reforços estão o zagueiro Oliveira, autor do gol de acesso da Inter de Limeira diante do XV de Piracicaba na Batalha do Barão da Serra Negra de 2019 e os experientes Bruno Sá e Bismark. Jogadores importantes seguem no time, como o goleiro Mateus e o craque Mateus Garcia. Já Cleitinho foi para o Nova Suíça.