Nada como uma vitória convincente para tranquilizar o ambiente. A boa exibição diante do Botafogo, domingo no Engenhão, deixou o clima favorável para o Corinthians, que recebe o Deportivo Cali, hoje às 2130, na Néo Química Arena, pela segunda rodada da Taça Libertadores da América.
O Timão estreou com derrota para o Always Ready por 2 a 0, na Bolívia. A torcida protestou e até ameaçou alguns jogadores, em especial Cássio, Gil e Willian. Isso porque o alvinegro já vinha de uma eliminação para o São Paulo, no Paulistão.
Vítor Pereira blindou o elenco e fez várias mudanças no time titular. Manteve João Pedro na ala direita, colocou Maycon e Mantuan no meio de campo. Com um primeiro tempo brilhante, o Timão venceu por 3 a 1.
O técnico português afirmou que pretende alternar jogadores com frequência no time titular. A intenção, de acordo com ele, é manter a dinâmica. O meia Renato Augusto, por exemplo, ficou no banco de reservas contra o Botafogo e não entrou na etapa complementar. Segundo Vítor Pereira, seria um desgaste desnecessário, uma vez que a vitória estava bem encaminhada.
Willian e Paulinho, destaques do primeiro tempo no Engenhão, foram substituídos no intervalo, mas devem atuar normalmente hoje. A escalação corintiana é uma incógnita.
A única certeza é que Fagner volta a ficar à disposição. O lateral-direito não jogou na derrota para o Always Ready, na Bolívia, por causa de uma lesão muscular. Mesmo recuperado, ficou de fora da estreia do Brasileirão pois tem dois jogos de suspensão para cumprir pela expulsão na última rodada da temporada passada.
Nos bastidores, o Corinthians encaminhou o empréstimo do lateral-esquerdo Danilo Avelar ao América-MG. Com salários altos e sem jogar desde que sofreu lesão no joelho em 2020, o jogador de 30 anos estava fora dos planos do Timão.
O Deportivo Cali vem de um empate com o Junior Barranquilla por 1 a 1, pela 15ª rodada do Campeonato Colombiano. O adversário do Timão está na penúltima posição, com 13 pontos (três vitórias, quatro empates e oito derrotas). Mas na estreia da Libertadores conseguiu derrotar o Boca Juniors, em casa, por 2 a 0. O técnico é o ex-goleiro Rafael Dudamel, vice-campeão da Libertadores em 1999, quando o Palmeiras conquistou o título.
A última vez que o Corinthians enfrentou o América de Cali, em São Paulo, foi no dia 19 de abril de 2006. Na ocasião, o Timão fez 3 a 0, no Pacaembu, gols de Marcos Vinícius, Nilmar e Tevez.
Demais jogos
Hoje pela 2ª rodada da Libertadores jogam: Grupo B, 19h – Libertad/PAR x Caracas/VEN; Grupo C, às 21h – Nacional/URU x Estudiantes/ARG; Grupo D, às 21h – Atlético/MG x América/MG e às 23h – Independiente Del Valle/EQU x Tolima/COL; Grupo E, às 21h – Corinthians x Deportivo Cali/COL; Grupo F, às 19h – Colo Colo/CHI x Alianza Lima/PER e às 21h – River Plate/ARG x Fortaleza.
Corinthians x Deportivo Cali
CORINTHIANS – Cássio; Fagner, Gil, João Victor e Lucas Piton; Du Queiroz, Paulinho, Maycon e Renato Augusto; Willian e Róger Guedes. Técnico – Vítor Pereira.
DEPORTIVO CALI – De Amores; Aldair Gutiérrez, Burdisso, Marsiglia e Mafla; Camargo, Congo e Téo Gutiérrez; Velasco, Jhon Vásquez e Rodríguez. Técnico – Rafael Dudamel.
Árbitro – Eber Aquino (Paraguai)
Local – Néo Química Arena, às 21h30.