De janeiro a junho de 2025, a Neoenergia Elektro realizou 321 inspeções e identificou 163 ligações irregulares de energia na região de Limeira (SP). A distribuidora recuperou mais de 111 mil kWh, volume suficiente para abastecer 559 residências por um mês ou todo o município de Estiva Gerbi por dois dias.
As ações contaram com apoio da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística. O resultado foi impulsionado pelo uso de sensores na rede, manutenção da telemedição em grandes consumidores e cruzamento de dados por inteligência interna. A empresa afirma que, ao longo de 2025, seguirá intensificando as operações para combater o furto de energia.
A Neoenergia Elektro alerta que as chamadas “gambiarras” na rede elétrica são ilegais e perigosas, podendo causar acidentes, incêndios, sobrecarga e interrupções no fornecimento. A prática também prejudica todos os consumidores, já que parte do custo da energia furtada é repassada na conta de luz.
Denúncia
A distribuidora reforça a importância de denunciar casos de furto de energia. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 701 01 02.

