Ícone do site Rápido no Ar

Limeira aprova projeto que garante recursos para habitação popular no Jardim Manacá

Pixabay

A Câmara Municipal de Limeira aprovou, nesta segunda-feira (22), um projeto de lei enviado pela Prefeitura que autoriza o uso de recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social para apoiar iniciativas habitacionais de cooperativas e entidades voltadas a famílias de baixa renda. A medida busca destravar projetos paralisados há anos por falta de recursos e ampliar o acesso à moradia digna no município.

Um dos principais projetos beneficiados pela nova legislação é o Nelson Caldeiras, conduzido pela cooperativa Coperteto, que prevê a construção de 740 unidades habitacionais no Jardim Manacá. As obras, iniciadas há 11 anos, foram interrompidas por conta de defasagens financeiras. Cada unidade apresentou um déficit de R$ 39.297,08, valor não coberto integralmente pelo programa federal Minha Casa Minha Vida – Entidades.

Para viabilizar a retomada do projeto, o prefeito Murilo Félix articulou a inclusão no programa estadual Casa Paulista, após tratativas com o secretário de Habitação do Estado, Marcelo Cardinale Branco, e o governador Tarcísio de Freitas. O Estado autorizou um aporte de R$ 36 mil por unidade, reduzindo o déficit, que agora será complementado com recursos do Fundo Municipal.

Com a aprovação do projeto, a expectativa é que as obras no Jardim Manacá sejam retomadas nos próximos meses. A Coperteto abrirá um novo chamamento para os interessados em integrar o projeto, utilizando o cadastro habitacional do município, que será reaberto ainda neste semestre.

“O trabalho em conjunto entre município, Estado, União e as cooperativas permitirá que muitas famílias realizem o sonho da casa própria”, afirmou o prefeito Murilo Félix.

Sair da versão mobile