Ícone do site Rápido no Ar

Ladrões de veículos são presos em operação da DIG e Gama de Americana

Foto: Polícia Civil

Dois homens, com 27 e 28 anos, moradores de Santa Bárbara d’Oeste (SP), foram presos na noite desta terça-feira (1), em Americana (SP), numa operação realizada pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais) com apoio do Centro de Operações de Inteligência da Guarda Civil Municipal de Americana (GAMA).

Foto: Polícia Civil

A investigação, seguida de campanas com viaturas descaracterizadas, foi tão precisa que quando eles foram pegos um deles permanecia com a mesma roupa que usava durante o furto de um Onix, flagrado pela Muralha Digital da cidade. Outro detalhe é que foi descoberto, também, que este que não havia trocado de roupa fazia dos furtos de veículos seu meio de vida.

De acordo com policiais da DIG, após realizar diversas atividades de investigação visando identificar e responsabilizar, ao menos, dois indivíduos envolvidos em diversos furtos a veículos, em especial na cidade de Americana, foi recebida a informação de que a dupla fazia uso de um veículo Fiat Uno, cor preta, placas EER7B97 ou EER7197, para auxílio na ação criminosa.

Com base em tal informação, o setor de inteligência da GAMA forneceu diversos expedientes, chamados de “ECAP – Estudo de Caso Para Ação Preventiva”, onde, através de captação de imagens extraídas da Muralha Digital, era possível perceber o modo de operação das subtrações, uma vez que os veículos escolhidos pelos furtadores, logo após permanecerem na posse destes, era seguido pelo veículo Fiat Uno, com diferença de apenas alguns segundos entre a captação da imagem de cada automóvel.

Nesta terça-feira, no início da noite, a DIG de Americana foi acionada pelo Centro de Operações da GAMA, ocasião em que aportou a notícia de que a dupla de meliantes, novamente, havia furtado um GM Onix, placa GEC-3262, o qual estava estacionado à Rua São Gonçalo, altura do numeral 40, Em Americana.

Ainda, que toda a empreitada delitiva havia sido captada por uma câmera de monitoramento, a informação auxiliou no início das operações de campo que foram desempenhadas em seguida. Durante a apuração, chegou nova informação de que um dos envolvidos era um que a DIG já vinha investigando e que praticava furtos de veículos desde 2018.

Ao consultarem a placa do Fiat Uno, que aparecia como dono o comparsa dele, com auxílio dos guardas municipais atuantes no Centro de Operações, e em contato direto com o monitoramento da Muralha Digital, houve auxílio a dois investigadores, onde ambos, utilizando viaturas descaracterizadas, passaram a diligenciar em locais onde se acusava a presença do Uno, o qual já estava desacompanhado do carro furtado, no caso o GM Onix.

Foi requisitado auxílio de outras guarnições da GAMA, diante da necessidade de saturação, até que, momentos depois, a dupla de meliantes foi detida, na condução do veículo Uno, em frente ao condomínio de prédios denominado Guaicurus.

Inicialmente, o indiciado Leonardo apresentou comportamento agressivo e necessitou do uso de algemas, pois investia em desfavor dos policiais civis e guardas municipais. Visando evitar a fuga, foi determinado o algemamento de seu comparsa.

Consigna-se que Leonardo trajava a mesma vestimenta captada pelas câmeras de monitoramento momentos antes, durante a subtração do veículo Onix, a saber, bermuda jeans clara, camiseta clara e boné vermelho.

O já havia trocado de vestimenta, porém, durante as buscas no interior do veículo, foi possível a localização do outro boné, na cor branca. Ambos traziam consigo um aparelho celular, e no interior do carro, algumas ferramentas que eram usadas na empreitada delitiva. Indagados separadamente, Leonardo não colaborou com a apuração dos fatos, enquanto que Lucas acabou indicando o local onde haviam abandonado temporariamente o veículo GM Onix, a saber, Rua Pindoramas, no bairro Santa Rita, em Santa Bárbara D´Oeste.

Ato contínuo, as viaturas e os conduzidos se deslocaram ao endereço fornecido por esse comparsa, onde se localizou o automóvel que ostentava um vidro traseiro quebrado, e danos no miolo de ignição da chave.

A vítima e proprietária do veículo, Felipe Andrade, foi contatada via telefone e se fez presente no local, com a chave original, ocasião em que foi aconselhado a comparecer à DIG, sendo ouvido e liberado, com guias de requisição policial para perícia de constatação de danos.

Uma equipe da Polícia Civil ainda se deslocou ao imóvel pertencente ao homem que pratica furtos há seis anos, onde se localizou o módulo de ignição utilizado como fraude para o furto do carro, além de um notebook.

 

teste
Sair da versão mobile