De acordo com a Prefeitura de Limeira, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região concedeu, na tarde desta segunda-feira (25), uma liminar determinando a manutenção de 70% dos serviços de transporte público do município. Visando garantir o atendimento aos usuários do transporte coletivo, a prefeitura ingressou já na sexta-feira (22) com o pedido de tutela antecipada após o Sindicado dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira (Sindttrul) decretar estado de greve da categoria, o que poderia acarretar na paralisação dos serviços após 72 horas. A ação antecipada do governo municipal tem por objetivo evitar que a população seja prejudicada por uma eventual greve do setor.
Após analisar o pedido da Prefeitura de Limeira, o juiz Hélio Grasselli determinou uma multa diária de R$ 10 mil para o caso de a decisão judicial ser desrespeitada. O magistrado destacou ainda que a manutenção de 70% do efetivo do transporte “assegura o direito da comunidade sem violar o direito de greve dos trabalhadores”. Para Grasselli, a paralisação total dos serviços “acarreta inegável prejuízo aos interesses da comunidade e da população”.
Na manhã desta segunda-feira (25) o presidente do Sindtrul (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira), Valter Barbosa dos Santos,conversou com nossa equipe e relatou que os trabalhadores não querem prejudicar a população, mas afirmou que o estado de greve continuava e o sindicato buscava a conversa com a Prefeitura de Limeira.
Já na tarde de hoje, após a determinação da Justiça, nossa equipe tentou entrar em contato com o presidente do Sindicato por diversas vezes, mas não fomos atendidos.