Ícone do site Rápido no Ar

Iracemápolis realiza mutirão gratuito de castração de cães em Castramóvel

Foto: Felipe Poleti/CCS e Arquivo/Saúde

A Prefeitura de Iracemápolis promoverá um mutirão de castração e microchipagem gratuita para cães nos dias 15 e 16 de abril. A ação será realizada por meio do Castramóvel, veículo equipado para a realização dos procedimentos.

A iniciativa é coordenada pela Unidade de Vigilância em Zoonoses e será realizada na Escola Municipal Benedicto Carlos Freire, localizada no Jardim Lázaro Honório. Segundo informações divulgadas pela prefeitura, serão castrados 300 cães machos e fêmeas pela empresa contratada pelo município.

Os procedimentos serão realizados mediante agendamento prévio e todos os cães passarão por avaliação prévia da equipe técnica responsável para determinar se estão aptos para a castração. É importante destacar que os cães devem estar em jejum de oito horas de água e comida.

A castração é um procedimento importante para a saúde dos animais, além de contribuir para o controle da população de cães e gatos nas ruas. A microchipagem, por sua vez, é uma forma de identificar o animal e garantir que ele possa ser localizado caso se perca.

A diretora de Vigilâncias em Saúde, Vivian Graziela da Silva, destaca a importância da iniciativa: “Esta ação é inédita, é um momento de muita alegria e satisfação para todos nós envolvidos. Após os trâmites burocráticos conseguimos trazer o Castramóvel para o nosso município e poderemos ofertar esse serviço tão importante para a população de forma gratuita”.

A prefeitura informa que as castrações serão realizadas seguindo a ordem dos cadastros já existentes no departamento, que foram feitos previamente pela equipe municipal. Aqueles que realizaram o cadastro serão contatados via telefone para informar o dia e horário em que devem comparecer ao local.

Para aqueles que têm interesse em castração de gatos, a prefeitura informa que os cadastros continuam disponíveis nas Unidades de Saúde do município. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3456-3555, da Vigilâncias em Saúde.

teste
Sair da versão mobile