Ícone do site Rápido no Ar

Iracemápolis realiza ação de conscientização sobre febre maculosa na área rural

Foto: Divulgação/Prefeitura de Iracemápolis

O departamento de Vigilância em Zoonoses, por meio do Canil Municipal, está realizando uma iniciativa de educação em saúde na área rural de iracemápolis para conscientizar a população sobre a febre maculosa. A ação, que teve início em maio, tem como objetivo informar e mobilizar os moradores, oferecendo orientações sobre a doença e medidas de proteção adequadas.

A febre maculosa é uma doença transmitida pela picada de carrapatos infectados e pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. É importante que os pacientes informem à equipe médica sobre possíveis exposições a áreas de risco para que o tratamento adequado seja iniciado.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Vivian Graziela da Silva, até o momento não foram registrados óbitos ou casos confirmados da doença no município. Além da conscientização, os profissionais também estão realizando a microchipagem de cães e gatos como forma de identificação eletrônica dos animais.

“A microchipagem é uma maneira de cuidar do seu animal, permitindo sua identificação em campanhas de vacinação, orientações veterinárias e em casos de fuga”, explica Homero Netto, chefe de Gestão do Canil Municipal.

Os tutores que desejarem microchipar seus animais na área urbana podem entrar em contato com o Canil Municipal pelo telefone 3456-4901 para agendar o procedimento.

Essa iniciativa visa promover a conscientização e a proteção da população em relação à febre maculosa, garantindo a saúde e bem-estar dos moradores e seus animais de estimação.

teste
Sair da versão mobile