O inverno de 2025 está sendo o mais gelado das últimas três décadas no Estado de São Paulo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde 22 de junho, a Defesa Civil mantém todo o território paulista em estado de alerta para as baixas temperaturas.
De acordo com o Inmet, a média das temperaturas mínimas no estado, desde o início da estação até esta quinta-feira (14), é de 12,2 °C. A última vez que madrugadas mais frias foram registradas foi em 1994, quando a média das mínimas chegou a 10,8 °C.
Tardes também estão mais frias
Além das madrugadas geladas, as temperaturas máximas também chamam atenção. A média neste inverno é de 22,4 °C, número que só foi menor em 1996, quando chegou a 22 °C.
Mais frio até setembro
O inverno termina em 22 de setembro, e os meteorologistas não descartam novas ondas de frio até lá. De acordo com César Soares, meteorologista da Climatempo, o próximo fim de semana deve marcar nova queda nos termômetros.
“A partir do final de agosto, sim, há expectativa de dias mais quentes e menos frios, mas ao longo de setembro, outubro e novembro ainda teremos incursões de ar polar que vão derrubar as temperaturas em alguns períodos”, explicou Soares.
Frio está dentro da normalidade
Apesar do desconforto, o meteorologista lembra que as condições atuais são normais para a estação. “Estamos desacostumados com o frio por conta dos últimos dois invernos, que tiveram temperaturas acima da média e até ondas de calor. A presença de massas de ar polar é normal nesta época do ano”, disse.

