A Internacional conseguiu uma brilhante vitória no sábado pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. O Leão fez 3 a 0 no Pouso Alegre, no Limeirão, com direito a dois golaços do novato Vitinho.
E Roger Silva mostrou que realmente não é adepto a manter o mesmo time. O treinador já havia alertado isso em sua coletiva de apresentação. “Quem treinar bem, vai jogar. Quem for bem no jogo, vai ficar”.
Em relação ao time que empatou sem gols contra a Caldense, em Poços de Caldas, na estreia, as novidades foram os atacantes Chan e Sacramento, que ficaram com as vagas de Marcelinho e Lucas Lopeu.
O Pouso Alegre, que vinha de uma participação na Copa do Brasil (eliminado nos pênaltis pelo Coritiba) e de uma vitória sobre o Real Noroeste por 2 a 1, em casa, jogou bem até ter um jogador expulso. O time mineiro apostava no grandalhão Ingro e na habilidade do meia Iago Dias.
Aos poucos a Inter foi se acertando em campo. Em uma arrancada de Sacramento pela meia-esquerda, o estreante foi travado na hora do arremate pelo zagueiro Ramon.
Aos 17 minutos, um lance bastante polêmico no Major Levy. Após escanteio cobrado por Júlio Rush pela direita, o lateral Vinícius Silva desviou na segunda trave e Cairo espalmou. A bola pegou na trave e voltou para o arqueiro. Os leoninos garantem que a bola passou da linha, mas a arbitragem não deu o gol.
O goleiro Rafael Pin fez apenas uma defesa no primeiro tempo. Foi no chute forte de Iago Dias. Aos 42, após cruzamento do próprio Iago Dias, o arqueiro viu Ingro concluir com perigo de cabeça. Enquanto isso, a árbitra Charly Wendy Straub Deretti não economizava nos cartões. Chegou até cair, quando uma bola foi chutada em sua direção. Era muita energia e disposição para um jogo de início de competição.
A Inter teve poucas oportunidades nos 45 minutos iniciais. Num passe de Kellyton para Chan na direita, o baixinho e rápido cruzou rasteiro para Tito, que no carrinho quase abriu o placar. Mal chegou e Chan, que veio do Manaus, já caiu no agrado do torcedor. A história do jogo começou a ser desenhada com a expulsão do volante Diego Fumaça, pelo excesso de faltas na primeira etapa.
Só a Inter jogou no segundo tempo. Para começar, Roger Silva voltou com Marcelinho no lugar de Júlio Rush, aumentando a ofensividade. O Pouso Alegre se fechou e passou a assistir o Leão dominar as ações. O problema é que faltava ofensividade. Era muito toque na bola. Balardin, Igor Maduro e Renan Fonseca participavam demais do jogo, o que deixava o torcedor bastante irritado. Até uma vaia chegou a ser ensaiada.
Vendo a morosidade do seu time, Roger mexeu praticamente em todo ataque. Marcelinho, Caxito, Fernandes, Lucas Lopeu e Vitinho entraram na partida. Como Sacramento foi mantido até o fim, a Inter terminou o jogo com seis atacantes. É mole?
O primeiro gol só saiu aos 33 minutos. Após cobrança de escanteio de Marcelinho pela esquerda, Lucas Lopeu desviou e Renan Fonseca pegou de virada para fazer um bonito gol. Foi seu primeiro Pimba com a camisa da Inter em 22 jogos. Gol do alívio.
O gol deu muita tranquilidade para a Inter, que não teve pressa para ampliar. O Pouso Alegre precisou se arriscar mais e, com um homem a menos, deixou o contra-ataque aberto para o alvinegro. Aos 36, Vinícius Silva desceu pela esquerda e cruzou forte. A bola viajou e caiu no bico da grande área. Vitinho pegou de primeira para marcar um golaço: 2 a 0.
E Vitinho queria mais. Aos 48, após um escanteio para o time mineiro, a defesa leonina afastou e a bola caiu exatamente para o novato na direita. Cheio de gás, Vitinho atravessou todo o campo ofensivo e quando o goleiro Cairo saiu de sua meta, o camisa 18 o encobriu, com extrema categoria, marcando um gol de placa: 3 a 0. O Limeirão quase veio abaixo.
Mas é bom frisar que Rafael Pin livrou a Inter de ser vazada com duas defesas fantásticas nos minutos finais, uma delas cara a cara com Madson, que tinha entrado no segundo tempo.
Com o apito final, todos os jogadores foram abraçar Vitinho. O garoto foi ovacionado pelo torcedor e acabou sendo o último a deixar o gramado. Ele ainda não estava acreditando no que tinha acabado de fazer na partida.
Situação
Resultados da 2ª rodada do Grupo A-6: Internacional 3 x 0 Pouso Alegre, URT 0 x 3 Nova Venécia/ES, Real Noroeste/ES 2 x 1 Caldense e Bahia de Feira 0 x 0 Ferroviária.
A classificação está assim: 1) Ferroviária, Nova Venécia e Internacional 4, 4) Real Noroeste e Pouso Alegre 3, 6) Bahia de Feira 2, 7) Caldense 1 e 8) URT 0.
A 3ª rodada começará no sábado: 16h – URT x Pouso Alegre, 17h – Ferroviária x Real Noroeste/ES e 20h – Caldense x Bahia de Feira. No domingo, às 16h – Nova Venécia/ES x Internacional.
Pelo Grupo A-7, que tem os outros paulistas, o Santo André perdeu em casa para o Nova Iguaçu por 1 a 0. O São Bernardo ficou no 0 a 0 com a Paraná Clube, fora de casa, enquanto o Oeste empatou com a Portuguesa por 1 a 1, no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro.
A classificação está assim: 1) Cianorte 4, 2) Santo André e Nova Iguaçu 3, 4) Oeste, Portuguesa, Paraná Clube e São Bernardo 2 e 8) Pérolas Negras/RJ 1.
Internacional 3 x 0 Pouso Alegre
Gols – Renan Fonseca aos 33, Vitinho aos 36 e aos 48 minutos do 2º tempo (IN)
Local – Limeirão
Árbitra – Charly Wendy Straub Deretti.
Internacional – Rafael Pin; Kellyton (Vitinho), Renan Fonseca, Balardin e Vinícius Silva; Júlio Rush (Marcelinho), Igor Maduro, Djalma (Lucas Lopeu) e Titto (Fernandes); Chan (Caxito) e Sacramento. Técnico – Roger Silva.
Pouso Alegre – Cairo; Lucas Rodrigues, Ramon, Thuran e Wendel (Denner); Gledson, Diego Fumaça, Iago Dias (Igor) e Neto Paraíba (Madso); Ingro e William Mococa (Kaike). Técnico – Francisco Diá.
Ocorrências – cartão vermelho para Diego Fumaça (POU) e amarelos para Kellyton, Vitinho, Igor Maduro e Titto (IN) e Neto Paraíba (POU).