A Internacional terá pela frente no mata-mata do Campeonato Brasileiro da Série D simplesmente o atual vice-campeão gaúcho, o Caxias. Serão dois jogos, com o primeiro no Limeirão e o segundo no sul do país. Se o Leão passar, enfrentará nas oitavas de final o vencedor de Vitória/ES e Ceilândia/DF.
A classificação leonina foi dramática, sábado à noite no Limeirão. Em boa parte do jogo a Inter estava ficando fora da próxima fase, isso porque CRAC, Ferroviária e XV de Piracicaba estavam vencendo seus jogos. Até que veio o gol salvador, o da classificação, anotado por João Felipe, de cabeça, aos 27 minutos do 2º tempo.
Os mais de 700 pagantes sabiam que o jogo não seria nada fácil. Era simplesmente o líder que estava do outro lado e que o confronto exigiria muita concentração.
A primeira boa chance leonina aconteceu aos 7 minutos, quando Kauê serviu Mateusinho na área. O atacante mandou cruzado para fora.
A Inter dominava as ações, mas criava pouco. Só aos 37 minutos, Diego Jussani aproveitou uma falta cobrada por Muriel e cabeceou para a defesa de Cairo. O goleiro do Patrocinense ainda defendeu a finalização de Kauê no fim da primeira etapa.
O segundo tempo foi bastante nervoso. Logo no primeiro minuto o time de Patrocínio assustou com Rick Senna, que arrematou para forada entrada da área. Depois, aos 2, Marinho invadiu a área pela direita e disparou uma bomba. Luís Cetin fez um milagre. O goleiro foi escalado de última hora em razão do desconforto nas costas do estreante Luiz Carlos, de 35 anos, ex-Nova Venécia/ES.
O time mineiro incomodava demais e aos 3, após escanteio cobrado por Ronaldo, o zagueiro Danilo cabeceou com perigo. Aos 13, o maior susto no Major Levy. Diego Jussani recuou fraco do meio de campo e Luís Cetin ficou indeciso se saía ou não de sua meta. O atacante Gleisinho, que tinha acabado de entrar na partida, desceu sozinho e perdeu um gol inacreditável.
A situação leonina passou a ficar favorável no minuto seguinte, quando o atacante Maiko Félix levantou demais a perna e acertou em cheio o peito do zagueiro Balardin no meio de campo. O árbitro pernambucano Hugo Soares Figueiredo expulsou direto o camisa 9 do Patrocinense.
A entrada de Joel Pantera incendiou o jogo. Aos 17 minutos, em sua primeira participação, subiu mais que o goleiro Cairo e cabeceou no travessão. O lance acordou a preocupada torcida alvinegra.
Até que aos 27 minutos, em uma excelente trama pelo lado direito, Muriel cruzou na segunda trave para uma cabeçada certeira de João Felipe, que voltava de suspensão: 1 a 0. Foi o quarto gol do artilheiro leonino na competição.
O gol deixou a Inter mais tranquila. Se bem que o árbitro deu uma “forçinha” ao não marcar um pênalti claro em cima de Gleisinho.
Aos 37, após um recuo errado de Anderson Recife, Joel Pantera teve a chance, mas chutou em cima de Cairo. No rebote, Mateusinho tentou de bicicleta, mas novamente o goleiro do time mineiro defendeu.
A entrada de Kadu melhorou ainda mais a Internacional. Aos 40 minutos, o meia avançou e da entrada da área bateu forte para uma grande defesa de Cairo. Nos minutos finais a Inter se fechou para garantir a classificação.
Situação
Resultados da última rodada do Grupo A-7: Internacional 1 x 0 Patrocinense, Operário/MS 0 x 1 Ferroviária, CRAC 1 x 2 Cascavel e Maringá 3 x 2 XV de Piracicaba.
A classificação ficou assim: 1) Patrocinense e Maringá 24, 3) Internacional 22, 4) Ferroviária 20, 5) CRAC 18, 6) XV de Piracicaba e Cascavel 16 e 8) Operário/MS 8.
Internacional 1 x 0 Patrocinense
Gol – João Felipe aos 27 minutos do 2º tempo (IN)
Local – Limeirão
Árbitro – Hugo Soares Dias Figueiredo (PE)
Público – 731 pagantes
Renda – R$ 9.770,00
Internacional – Luís Cetin; Muriel, Balardin, Diego Jussani e César Morais; Vinícius Kiss, Lucas Buchecha (Kadu) e Kauê (Bruno Menezes); Mateusinho, Gonzalo Fornari (Joel Vinícius) e João Felipe (Silvano). Técnico – Júnior Rocha.
Patrocinense – Cairo; Ronaldo (Ítalo), Matheus Carioca, Danilo e Vinícius; Anderson Recife, Marinho (Mansur) e Gui Campana (Lucas Mingotti); Rick Senne (Gleisinho), Maiko Félix e Léo Santos (Willian Mococa). Técnico – Vitor Bill.
Ocorrências – cartão vermelho para Maiko Félix (PAT) e amarelos para Muriel (3º) (IN), Ronaldo e Marinho (PAT).
Confrontos da 2ª fase:
Nacional/AM x Parnahyba/PI
Bahia de Feira x Potiguar/RN
Atlético/CE x Águia de Marabá/PA
Sousa/PB x Falcón/SE
Ferroviário/CE x Princesa/AM
Nacional/PB x ASA/AL
Tuna Luso/PA x Maranhão
Retrô/PE x Pacajus/CE
Ceilândia/DF x Vitória/ES
Caxias/RS x Inter de Limeira
Portuguesa/RJ x Operário/MT
Patrocinense/MG x Brasil de Pelotas/RS
Athletic/MG x Brasiliense
Maringá/PR x Camboriú/SC
Anápolis/GO x Democrata/MG
Hercílio Luz/SC x Ferroviária