Uma vitória que precisa ser muito comemorada. Muito mesmo. A Internacional venceu uma das partidas mais importantes deste Paulistão, o chamado confronto direto pela sobrevivência na divisão de elite. Placar de 1 a 0 diante do bom time do Ituano, domingo no Limeirão.
Com sete pontos, a Internacional é a terceira colocada no Grupo A, acima do Santos, com seis, e atrás de Red Bull Bragantino (7 e saldo -1), e do Botafogo, com oito pontos. Com apenas três pontos, o Ituano é o lanterna do Grupo C, atrás de Ferroviária, Corinthians e São Bento.
Antes da partida, os leoninos ficaram sabendo que o zagueiro Douglas e o centroavante Jonathas estavam vetados pelo departamento médico. Sendo assim, Pintado promoveu a estreia do zagueiro João Paulo, emprestado pelo Fortaleza e colocou Chrigor no ataque, mantendo o esquema 4-4-2, com Iago Telles fazendo o quarto homem do meio de campo. Por outro lado, o volante Uilliam Correia, recuperado de uma rinite alérgica, foi para o jogo.
O Ituano deu a impressão no começo de que iria propor um jogo franco. O centroavante Quirino foi lançado na área pela direita e bateu cruzado para a defesa de Léo Vieira. Mas quem chegou com perigo primeiro foi a Internacional, aos 14 minutos, numa falta bem cobrada por Mateus Oliveira. O goleiro Jefferson Paulino espalmou para escanteio.
O gol saiu de um pênalti. Everton Britto acreditou em uma jogada praticamente perdida de linha de fundo. O atacante leonino foi chutado pelo zagueiro Bernardo. Pênalti bem marcado pelo árbitro João Vitor Gobi. Mateus Oliveira, eleito o Craque do Jogo, cobrou bem, firme e forte no canto direito de Jefferson Paulino para abrir o placar. Foi seu primeiro gol com a camisa leonina. Fim de um jejum de quase 300 minutos sem o Leão balançar a rede no Major Levy.
No segundo tempo só deu Ituano. O time de Itu encurralou a Inter em seu campo de defesa e teve mais de 70% de posse de bola. Foi então que apareceu o goleiro Léo Vieira. Foram três defesas espetaculares, com destaque para uma cabeçada de Paulo Victor, que o arqueiro foi buscar em seu canto esquerdo. Vieira também espalmou uma falta cobrada pelo lateral Raí Ramos.
Já a Inter não soube liquidar o jogo nos contra-ataques. Em um deles, Chrigor avançou em velocidade pela esquerda e mandou um tubaço para uma defesa difícil de Jefferson Paulino.
Quem também teve a chance de se consagrar foi Vitinho. O novato, que tinha acabado de entrar no jogo, acreditou em uma jogada individual pela esquerda, driblou dois marcadores, mas na hora de ganhar o 10, chutou fraquinho, para desespero da torcida.
Os minutos finais foram dramáticos. O Ituano levantou inúmeras bolas para a área, mas a defesa leonina estava bem postada, intransponível. Pintado ainda colocou mais um zagueiro. Carlinhos, recuperado de lesão, entrou no lugar de Iago Telles para fechar literalmente a casinha. O treinador também tirou o exausto Claudinei, que jogou demais, para a entrada do estreante Jean Martim, que veio emprestado do Avaí. Já Rael entrou pela esquerda no lugar de Chrigor para dar trabalho para a defesa galista.
Final 1 a 0 e a Inter foi demais aplaudida pelo seu torcedor, até pela entrega em campo. Na sexta rodada, a Internacional vai até o Canindé para enfrentar a Portuguesa, domingo, às 20h30. O Ituano vai pegar o Água Santa, também no domingo, às 11h, no estádio Novelli Júnior, em Itu.
Internacional 1 x 0 Ituano
Gol – Mateus Oliveira (pênalti) aos 28 minutos do primeiro tempo.
Local – Limeirão
Árbitro – João Vitor Gobi
Público – 1.677 pagantes (2.254 total)
Renda – R$ 41.340,00
Internacional – Léo Vieira; Léo Duarte, Leandro Silva, João Paulo e Zé Mário; Claudinei (Jean Martim), Uilliam Correia, Iago Telles (Carlinhos) e Matheus Oliveira (Vitinho); Everton Brito e Chrigor (Rael). Técnico – Pintado.
Ituano – Jefferson Paulino; Yury (Raí Ramos), Frazan (Rafael Carvalheira), Bernardo (Carlão) e Mário Sérgio; Eduardo Person, Marcelo Freitas e José Aldo (Yago); Gabriel Barros (Andrey), Quirino e Paulo Victor. Técnico – Carlos Pimentel.
Ocorrências – cartões amarelos para Leandro Silva (3º) e João Paulo (Internacional) Eduardo Person (Ituano).