O melhor time da Série D do Campeonato Brasileiro é a Internacional. O Leão assumiu a liderança geral da competição ao vencer o Uberlândia por 3 a 0, no Parque do Sabiá, pela penúltima rodada da primeira fase.
A equipe limeirense ainda foi beneficiada pelos empates de Aparecidense/GO e ASA/AL, fora de casa. O time goiano ficou no 0 a 0 com o Mixto, no Mato Grosso, enquanto o representante alagoano também empatou sem gols com o Jequié, na Bahia.
A Inter aumentou seu aproveitamento de 75% para 76,9%. São nove vitórias, três empates e apenas uma derrota (2 x 0 Cascavel), em 13 jogos.
E o time de Ademir Fesan só depende de suas forças para fechar a primeira fase na liderança geral. Basta vencer o Goiatuba, sábado, às 16h, no Limeirão. No mesmo horário, os dois concorrentes diretos da Veterana também jogam em casa: Aparecidense x Capital/DF e ASA x Juazeirense/BA.
Fesan já adiantou que colocará em campo um time alternativo. Os pendurados e os mais desgastados terão um descanso no fim de semana. Até porque nesta quarta-feira a Inter joga pela Copa Paulista contra o Botafogo, em Ribeirão Preto.
Vitória
Contra o Uberlândia no sábado, Ademir Fesan não pode contar com o goleiro Saulo e com o volante Lucas Buchecha, poupados, com o volante Clebinho, suspenso e com o lateral-esquerdo Kaio Cristian e o meia Claudinho, lesionados. Vinícius Almeida, Adriel, Albert, Kadu e Michael Paulista foram os substitutos. Pela primeira vez, o treinador utilizou um 3-5-2 inicial.
A Inter vem tendo o costume de abrir o placar sempre no início das partidas. Em Minas Gerais não foi diferente. Aos 4 minutos, Miguel Bianconi serviu Lucas Douglas na área. O atacante cortou o zagueiro Alan e de perna direita colocou no cantinho de Thiago Braga para fazer 1 a 0. Foi seu 12º gol em 51 jogos pelo Leão.
O Uberlândia sabia que não podia perder, uma vez que o Cianorte havia vencido o Itabirito. Aos 17 minutos, o lateral Watson chegou na linha de fundo e cruzou na cabeça do perigoso centroavante Ingro. Mas o goleiro Vinicius Almeida estava lá para segurar.
Aos 26 minutos, Kadu cobrou uma falta frontal e de longe. A bola foi como um foguete para o gol e raspou o travessão de Thiago Braga. Seria um gol antológico no Parque do Sabiá.
Aos 29 minutos, Bruninho invadiu a área pela esquerda, viu Vinícius Almeida adiantado e tentou empatar por cobertura. A bola passou perto do ângulo.
Aos 32, excelente jogada leonina pela esquerda. Kadu tabelou com Lucas Douglas e cruzou rasteiro para Antônio Gabriel. O atacante leonino chegou um segundo atrasado para a conclusão.
O jogo era lá e cá e aos 36, em novo cruzamento de Watson pela direita, Bruninho perdeu a chance de deixar tudo igual.
O segundo tempo começou da mesma forma do primeiro, ou seja, com a Inter balançando a rede. A lei do ex não falha. Cobrança de falta perfeita de Michael Paulista pela meia-esquerda, no ângulo de Thiago Braga: 2 a 0. Foi seu terceiro gol pelo Leão. O camisa 20 não comemorou em respeito ao time mineiro. Mas o banco de reservas inteiro foi abraça-lo.
O desespero bateu no Uberlândia. Só Serginho finalizou três vezes seguidas para o gol, todas sem direção. Aos 11, Geovane, que jogou o Paulistão de 2022 pela Inter, bateu forte para a defesa de Vinícius Almeida.
Aos 31, o goleiro leonino fez uma defesa espetacular no cabeceio de Chico Bala após cobrança de escanteio. Por isso, foi eleito o melhor em campo.
Fesan mexeu, colocando Edson Jr, Samuel, Juninho, Vinícius Leite e Pedro nas vagas de Breno Santos, Lucas Douglas, Michael Paulista, Antônio Gabriel e Miguel Bianconi, respectivamente.
O golpe de misericórdia da Inter veio aos 49 minutos. Linda tabela entre Juninho e Pedro. O meia bateu para uma defesa difícil de Thiago Braga. No rebote, o iluminado Kadu finalizou com maestria, no meio do gol: 3 a 0. Sexto gol do meia com a camisa leonina. Final, 3 a 0.
Situação
Resultados da 13ª rodada: Monte Azul 1 x 2 Operário, Cianorte 3 x 1 Itabirito, Uberlândia 0 x 3 Internacional e Goiatuba 0 x 0 Cascavel.
A classificação ficou assim: 1) Internacional 30, 2) Goiatuba e Cianorte 19, 4) Cascavel 18, 4) Uberlândia 16, 6) Operário 14, 7) Monte Azul 11 e 8) Itabirito 10.
A última rodada da primeira fase terá no sábado, às 16h: Internacional x Goiatuba, Cascavel x Uberlândia, Operário/MS x Cianorte e Itabirito x Monte Azul.
Hoje os confrontos do mata-mata entre os Grupos 7 e 8 seriam esses: Internacional x Marcílio Dias, Goiatuba x Joinville, São José/RS x Cianorte e Barra x Cascavel.
O Grupo A-8 está assim: 1) Barra 26, 2) São José 25, 3) Joinville 21 e 4) Marcílio Dias 20. Esses quatro times já estão classificados.
No fim de semana, o Marcílio Dias se classificou ao empatar com o Guarany de Bagé por 1 a 1, em casa. O Joinville perdeu para o São José/RS, em casa, por 2 a 0. A Inter enfrentará no primeiro mata-mata o Marcílio Dias ou o Joinville. É quem terminar em quarto lugar.
O Marcílio Dias, que hoje seria o adversário leonino, enfrentará o vice-líder São José/RS, fora de casa, na última rodada. Já o Joinville encara o desclassificado Guarany, em Bagé.
Copa Paulista
Pela 6ª rodada da Copa Paulista, a Inter volta a jogar nesta quarta-feira, às 15h, contra o Botafogo, em Ribeirão Preto. No sábado, pelo Grupo 2: Francana 1 x 0 Comercial e Itapirense 2 x 3 União São João.
A classificação ficou assim: 1) União São João 13, 2) Comercial 10, 3) Internacional 8, 4) Francana 6, 5) Botafogo 5 e 6) Itapirense 4.
Uberlândia 0 x 3 Internacional
Gols – Lucas Douglas aos 4 minutos do 1º tempo; Michael Paulista aos 5 e Kadu aos 49 minutos do 2º tempo (IN)
Local – Estádio Parque do Sabiá, em Minas Gerais.
Árbitro – Franciel dos Santos Martins (Santa Catarina)
Uberlândia – Thiago Braga; Watson, Matheus, Alan e Pará (Chico Bala); Murilo (Dentinho), Matheus Roldan, Serginho (Fernandinho) e Geovane; Ingro e Bruninho (Patrick). Técnico – Cícero Júnior.
Internacional – Vinícius Almeida; Frazan, Lucas Santos e Adriel; Breno Santos (Edson Jr), Albert, Kadu e Michael Paulista (Juninho); Antônio Gabriel (Vinícius Leite), Miguel Bianconi (Pedro) e Lucas Douglas (Samuel). Técnico – Ademir Fesan.
Ocorrências – cartões amarelos para Kadu (IN) e Matheus Roldan (UB).

