A Internacional está entrando em um momento delicado na Série D do Campeonato Brasileiro. Enquanto os rivais crescem de produção e melhoram, o Leão teve uma queda visível de produção. O bom futebol apresentado no início da competição não existe mais. Hoje, o Leão vive da “gordurinha” que conseguiu nas primeiras rodadas.
O torcedor está apreensivo, pois daqui há quatro rodadas terá início o mata-mata e aí vale acesso. Classificar, a Inter vai, só não sabemos em que posição. Pelas últimas atuações, a liderança será muito difícil. O Maringá está voando e tomou a ponta do Leão após vencer em Pouso Alegre por 1 a 0, com um gol nos acréscimos.
A sorte da Inter é que a diferença para o Costa Rica, terceiro colocado, é de seis pontos ainda. O objetivo é terminar entre os dois primeiros lugares do grupo para decidir o segundo jogo do mata-mata em casa.
A Inter terá São José e Costa Rica em casa, Água Santa e Pouso Alegre, fora de casa. É nítido que o técnico Felipe Conceição precisará de, no mínimo quatro reforços, para lutar pelo acesso.
Contra o Santo André, sábado no Estádio Bruno José Daniel, mesmo com todos os titulares à disposição, incluindo a volta do artilheiro Rafael Silva, a Inter decepcionou e muito. A ponto do goleiro João Gabriel ser um mero espectador. Nem parecia que era o líder que estava em campo.
O próprio Thiago Ribeiro, ex- Santos, São Paulo e Cruzeiro, já tinha alertado logo após a vitória da Inter em Patrocínio por 1 a 0. O experiente atacante questionou como pode ser líder jogando esse futebol.
A Inter atacou primeiro aos 2 minutos, quando César Morais recebeu na esquerda e cruzou para o cabeceio de Rafael Silva. Defesa tranquila de João Gabriel.
O Ramalhão teve duas faltas na entrada da área com Ben-Hur. Na primeira, o lateral cobrou por cima, rente ao travessão e na segunda, defesa em dois tempos de André Luiz.
Aos 14, duas defesas difíceis e seguidas do arqueiro leonino. Após cruzamento rasteiro de Enzo pela esquerda, Dioran finalizou no carrinho e André Luiz defendeu. No rebote, Júlio César bateu e o camisa 1 salvou o Leão de levar o primeiro gol.
O Santo André contava com o bom meia Júlio César, que desequilibrava. O camisa 10 partiu driblando pelo meio, passou por Cesinha e Diego Jussani e, da entrada da área, finalizou para a boa defesa de André Luiz.
A Inter não conseguia se impor no jogo e era facilmente envolvida pelo Ramalhão. No começo do segundo tempo, Williams Bahia foi à linha de fundo pela direita e cruzou para Rafael Silva. O centroavante escorou para fora.
Até que aos 15 minutos, escanteio cobrado por Ben-Hur pela esquerda. A bola fechada no primeiro pau foi desviada por Rafael Silva, que marcou contra: 1 a 0.
O Santo André teve a chance de ampliar aos 18, quando Júlio César aproveitou nova falha de César Morais, desceu pela direita, cortou por dentro e mandou um petardo de perna esquerda, no travessão leonino.
Felipe Conceição demorou para mexer e quando o fez, melhorou o rendimento do time. Juninho, Matheus Costa e Felipe Fonseca entraram bem demais e fizeram a Inter equilibrar as ações. Faz tempo que esses jogadores pedem uma oportunidade no time titular.
Aos 49, César Morais levantou para a área e Felipe Fonseca cabeceou no cantinho esquerdo para a defesa de João Gabriel. Já no contra-ataque, Jesus Júnior carregou e bateu forte para a defesa de André Luiz. A Inter jogou na área do Ramalhão nos minutos finais, porém não conseguiu o empate.
O tabu de 22 anos foi mantido. Esse é o tempo que a Inter não vence o Santo André no ABC. Agora são nove jogos, com três empates e seis derrotas.
Situação
Resultados da 10ª rodada do Grupo A-7: Santo André 1 x 0 Internacional, São José 0 x 0 Água Santa, Pouso Alegre 0 x 1 Maringá e Costa Rica/MS 3 x 0 Patrocinense.
A classificação está assim: 1) Maringá 23, 2) Internacional 20, 3) Costa Rica e Santo André 14, 5) Água Santa 13, 6) Pouso Alegre e São José 9 e 8) Patrocinense 5.
A 11ª rodada terá no sábado: 16h – Internacional x São José e Pouso Alegre x Costa Rica e às 18h – Água Santa x Santo André. No domingo, às 18h30 – Maringá x Patrocinense.
Pelo Grupo A-8, que cruza com o grupo leonino no mata-mata: Novo Hamburgo/RS 0 x 1 Cianorte/PR, Avenida/RS 2 x 0 Brasil/RS, Hercílio Luz/SC 0 x 1 Barra/SC e Cascavel/PR 1 x 0 Concórdia/SC.
A classificação ficou assim: 1) Concórdia/SC 14, 2) Cianorte/PR e Hercílio Luz/SC 12, 4) Avenida/RS e Barra/SC 11, 6) Novo Hamburgo/RS e Cascavel/PR 10 e 8) Brasil/RS 8.
A 11ª rodada terá no sábado: 17h30 – Hercílio Luz x Cascavel e às 19h30 – Cianorte x Avenida. No domingo, às 16h – Brasil x Novo Hamburgo e Barra x Concórdia.
Se a Série D terminasse hoje, os confrontos do mata-mata seriam esses: Maringá/PR x Avenida/RS; Internacional x Hercílio Luz/SC; Concórdia/SC x Santo André e Cianorte/PR x Costa Rica/MS.
Santo André 1 x 0 Internacional
Gol – Rafael Silva, contra, aos 15 minutos do 2º tempo (SA)
Local – Estádio Bruno José Daniel
Árbitro – Francisco Soares Dias (RS)
Público – 771 pagantes
Renda – R$ 9.065,00
Santo André – João Gabriel; Ben-Hur (Gabriel Paz), Matheus Mega, Rafael Milhorim e Enzo; Lucas Oliveira, Daniel Pereira, Kawan (Jesus Júnior) e Júlio Cesar; Dioran (Higor Gabriel) e João Marcos (Jonatas). Técnico – Leston Júnior.
Internacional – André Luiz; Williams Bahia, Diego Jussani, Gui Mariano e César Morais; Gustavo Hebling (João Felipe), Cesinha (Matheus Costa), Kauê (Juninho) e Albano (Felipe Fonseca); Lucas Café e Rafael Silva (Erick Luís). Técnico – Felipe Conceição.
Ocorrências – cartão amarelo para Diego Jussani (IN).