Foi sofrida, mas muito prazerosa. A classificação da Internacional para o mata-mata do Campeonato Brasileiro da Série D foi daquele jeito, ou seja, com um placar magro diante do Costa Rica/MS e com tensão até o fim.
Os leoninos entraram em campo com vontade de homenagear o lateral César Morais, que sofreu grave lesão no pé direito e está fora da temporada, além de Roque Del Mondo, que nos deixou aos 87 anos após meio século de serviços prestados ao clube.
O Costa Rica vinha motivado após três vitórias seguidas e queria surpreender o Leão para lhe tomar a vice-liderança.
Para um jogo do tamanho dessa importância e que valia classificação antecipada, novamente o público foi decepcionante, com menos de mil pagantes. A Inter é apenas a 65ª no Brasil em média de público, com 1.196.
Felipe Conceição surpreendeu mais uma vez. Barrou Williams Bahia na ala-direita e escalou Eduardo Porto. O zagueiro Alyson Dutra ganhou mais uma chance, agora como volante. Cesinha voltou ao time titular e foi o melhor em campo. Já João Felipe e Juninho foram titulares, mas tiveram atuações abaixo da média e acabaram substituídos.
A Inter começou melhor e aos 4 minutos, Albano serviu Eduardo Porto na direita. O ala mandou cruzado para fora.
A resposta do Costa Rica veio aos 8. Na falha de Leocovick, o bom meia Roberto Baggio desceu em velocidade e tocou na medida para Felipe Sales, que perdeu boa chance do lado direito da área, finalizando para fora.
Aos 9, na saída errada do Costa Rica, Rafael Silva tocou para Juninho. Precipitado, o meia arriscou de longe para a defesa de Jordan.
O jogo caiu muito de produção. Apenas aos 33, após escanteio cobrado por Albano, Alyson Dutra cabeceou e Jordan espalmou. No minuto seguinte, Cesinha tentou de longe e a bola passou a esquerda do camisa 23 do time visitante, que homenageia o eterno astro da NBA.
Aos 35, jogada bem trabalhada pelo time do Mato Grosso do Sul. Na tabela na entrada da área entre Roberto Baggio e Lucas Lopeu, ex-Inter, o camisa 10 saiu na cara do gol, mas André Luiz evitou.
Pela primeira vez nesta Série D, a Inter foi vaiada pelos torcedores para o intervalo. Uma parte da cativa optou por aplaudir como forma de incentivo.
A Inter voltou com Lucas Café na vaga de Juninho. Pensa em uma mexida acertada. A postura mudou completamente.
Não demorou muito para Lucas Café fazer boa jogada de linha de fundo pela esquerda e servir Rafael Silva. O centroavante bateu de primeira e Jordan quase evitou. A bola foi rolando e passou a linha. Um gol chorado. Foi seu quinto gol em 22 jogos pelo alvinegro limeirense. O gol deu uma enorme tranquilidade a Inter, mas o jogo continuou perigoso.
Aos 8 minutos, o zagueiro Diego Jussani, que voltava de suspensão, disparou uma bomba em cobrança de falta pela meia-esquerda. Defesa espetacular de Jordan. A bola ia na gaveta.
A Inter teve um gol anulado aos 20 minutos com Rafael Silva, após assistência de Lucas Café. Após os 25 minutos, o Costa Rica aumentou a intensidade. Roberto Baggio escapou pela esquerda e acertou a trave leonina.
A Inter vem tendo dor de cabeça com a arbitragem nesta Série D. Aos 26, o árbitro potiguar José Magno Teixeira do Nascimento deixou de expulsar o zagueiro João Teixeira, que como último homem, puxa Rafael Silva pela camisa e impede o segundo gol do centroavante no jogo. O defensor recebeu só o amarelo.
Aos 28, em cobrança de falta frontal de Leocovick, outra vez a bola explodiu na trave. Seria um golaço. Para fechar a casinha, Felipe Conceição promoveu as entradas de Gustavo Hebling, Lucas Rocha e Kauê. A Inter se guarneceu para garantir o placar magro.
O Costa Rica pressionou nos minutos finais e quase empatou aos 46, quando o lateral Léo Júnior, o clone de Vagner Love, entrou na área e mandou uma bomba rente ao travessão leonino.
Com o apito final, alívio no Limeirão. Os leoninos se ajoelharam no gramado e em seguida agradeceram o apoio do torcedor.
Com a derrota do Água Santa para o Maringá por 2 a 0, a Inter garantiu também a vice-liderança com uma rodada de antecedência (não matematicamente), isso porque o Costa Rica teria que tirar nove gols de saldo na última rodada, algo bem improvável. Isso significa que o Leão fará o primeiro jogo do mata-mata fora de casa e decidirá a vaga no Limeirão. Hoje o adversário seria o Brasil de Pelotas/RS.
No próximo sábado, a Inter cumpre tabela diante do Pouso Alegre, às 16h, em Minas Gerais. O time da casa não tem mais chances de classificação. Felipe Conceição não terá Gui Mariano, Alyson Dutra e Albano, todos suspensos.
Situação
Resultados da penúltima rodada do Grupo A-7: Internacional 1 x 0 Costa Rica, São José 1 x 1 Pouso Alegre, Patrocinense 0 x 1 Santo André e Maringá 2 x 0 Água Santa.
A classificação ficou assim: 1) Maringá 29, 2) Internacional 23, 3) Costa Rica e Santo André 20, 5) Água Santa 19, 6) Pouso Alegre e São José 13 e 8) Patrocinense 5.
A última rodada será disputada no sábado, às 16h: Pouso Alegre/MG x Internacional, Costa Rica/MS x São José, Água Santa x Patrocinense e Santo André x Maringá.
Pelo Grupo A-8, que cruza com o Grupo A-7 no mata-mata, a penúltima rodada teve só empates: Cianorte 1 x 1 Cascavel, Avenida 0 x 0 Hercílio Luz, Barra 2 x 2 Brasil e Concórdia 1 x 1 Novo Hamburgo.
A classificação está assim: 1) Cianorte/PR 22, 2) Avenida/RS 19, 3) Brasil/RS 18, 4) Concórdia/SC 17, 5) Barra/SC 16, 6) Hercílio Luz/SC e Novo Hamburgo/RS 15 e 8) Cascavel/PR 12.
A última rodada será disputada no domingo, às 16h: Novo Hamburgo/RS x Barra/SC, Hercílio Luz/SC x Cianorte/PR, Cascavel/PR x Avenida/RS e Brasil/RS x Concórdia/SC.
Se a Série D terminasse hoje, os confrontos do mata-mata seriam esses: Maringá/PR x Concórdia/SC, Internacional x Brasil/RS; Cianorte/PR x Santo André e Avenida/RS x Costa Rica/MS.
Internacional 1 x 0 Costa Rica
Gol – Rafael Silva aos 5 minutos do segundo tempo.
Local – Limeirão
Árbitro – José Magno Teixeira do Nascimento (RN)
Público – 1.042
Renda – R$ 9.542,00
Internacional – André Luiz, Eduardo Porto, Diego Jussani e Leocovick; Alyson Dutra (Lucas Rocha), João Felipe (Kauê), Cesinha (Gustavo Hebling) e Juninho (Lucas Café); Albano (Erick Luís) e Rafael Silva. Técnico – Felipe Conceição.
Costa Rica – Jordan; Matheus Henrique, Vitor Carvalho (Uelio Neto) e João Teixeira; Joshua (Léo Júnior), Hipólito, Guilherme Carrijo (Pedro Neto), Roberto Baggio e Marcinho (Matheus Canhota); Lucas Lopeu (Dudu) e Felipe Sales. Técnico – Rogério Henrique.
Ocorrências – cartões amarelos para Gui Mariano (3), Alyson Dutra (3) e Albano (3) (IN); Matheus Henrique, Marcinho, Roberto Baggio e João Teixeira (PA).