Em sua melhor apresentação neste Paulistão, a Internacional segurou o São Paulo no 0 a 0, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O jogo atrasado foi válido pela primeira rodada do Estadual. Naquela ocasião, o Tricolor estava excursionando nos EUA.
Sem os suspensos Roberto Rosa, Leocovick, Flávio e Iba Ly e sem o lesionado Gui Mariano, o técnico Felipe Conceição surpreendeu na escalação. Primeiro, barrou o goleiro titular André Luiz, promovendo a estreia de Igo Gabriel, emprestado pelo Botafogo/RJ.
O treinador manteve o 3-5-2, com a permanência de Alysson Dutra e a entrada de Carlão. Bernardo jogou ao lado de Marlon na contenção. Alex Sandro teve mais uma chance no ataque, porém não correspondeu. Rhuan jogou mais à frente, com Albano na armação.
O São Paulo só não tinha Luciano, que recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Red Bull Bragantino por 1 a 0, em Bragança Paulista. Luís Zubeldía escalou força máxima, com Lucas Moura, Oscar e Calleri.
A Inter foi perfeita na defesa. Os zagueiros cortaram tudo pelo alto. A primeira chance tricolor foi aos 13 minutos, quando Ferreirinha serviu Alisson, que bateu de fora da área para a defesa de Igo Gabriel.
Aos 18 minutos, uma falta cobrada por Lucas Moura por fora da barreira levou perigo. A bola raspou a trave leonina.
A Inter criou duas chances de ouro na partida. Na primeira delas aos 20 minutos, o zagueiro Eduardo Porto desarmou Ferreirinha, arrancou pela direita, deu meia-lua em Sabino e exigiu uma defesa espetacular de Rafael.
Na sequência da jogada, Albano recebeu pela meia-direita, trouxe para a perna esquerda e bateu cheio de curva. O goleiro são-paulino se esticou todo para evitar em seu canto direito.
Aos 32, Calleri ganhou pelo alto da defesa e acionou Ferrerinha pela esquerda. O atacante desceu em velocidade, cortou por dentro e bateu para a defesa segura de Igo Gabriel.
Em seguida, Igor Vinícius recebeu na direita e levantou na medida para Calleri. O argentino subiu sozinho e escorou rente ao travessão.
Nos acréscimos da primeira etapa, o São Paulo partiu em contra-ataque após escanteio cobrado por Albano. O lateral-esquerdo Juan Tavares, aquele mesmo que cometeu pênalti em Bauru nos acréscimos, deu uma entrada violenta em Igor Vinícius. No primeiro momento, o árbitro Fabiano Monteiro dos Santos aplicou o amarelo. Mas foi chamado pelo VAR Rodrigo Guarizo do Amaral e optou pela expulsão.
A sorte da Inter é que Lucas Moura não estava inspirado, ao contrário de seu companheiro Oscar. O segundo tempo foi de ataque contra defesa. Brilhou a estrela de Igo Gabriel, eleito o melhor em campo. O goleiro parou o sistema ofensivo do Tricolor.
A Inter também contou com a sorte. Aos 13 minutos, em falta cobrada por Enzo Díaz pela direita, a bola desviou em Alysson Dutra na barreira e quase entrou no cantinho. Foi por pouco.
Aos 18, Ferreirinha partiu em jogada individual pela esquerda, passou por Felipe Albuquerque e Eduardo Porto e bateu de bico para uma defesa difícil de Igo Gabriel, que vibrou muito.
Não demorou muito para Conceição trocar a dupla de ataque. Rhuan e Alex Sandro saíram para as entradas de Pablo Diogo e Ruan Ribeiro.
Somente aos 22 minutos, Zubeldía promoveu trocas. Além da estreia do português Cédric Soares, os garotos Lucas Ferreira e Ryan Francisco foram acionados. E deram trabalho.
Exaustos, Carlão e Alysson Dutra deixaram a Inter para as entradas dos estreantes Ramon Carvalho e Maurício. Com apenas um zagueiro de ofício, Conceição recuou Bernardo e Marlon para a zaga. Os dois volantes foram verdadeiros gigantes na defesa.
Aos 31, Lucas Moura levantou da esquerda e Calleri desviou com perigo, por cima do gol. Aos 33, Enzo Díaz, na área, desperdiçou a chance de abrir o placar, finalizando por cima. No minuto seguinte. Arboleda, livre na pequena área, perdeu o gol mais feito do jogo.
Só dava São Paulo e aos 38, Lucas Ferreira bateu forte da meia-direita e Igo Gabriel se esticou todo para mandar para escanteio. Grande defesa.
E olha que a Inter criou uma excelente oportunidade com Ruan Ribeiro. O centroavante emprestado pelo Palmeiras fez jogada individual no ataque e bateu forte de perna direita. A bola raspou a trave de Rafael.
O São Paulo jogou na área da Inter nos minutos finais. Mas lá estava o estreante Igo Gabriel para garantir o ponto precioso. Final: 0 a 0.
Com o empate, a Inter chegou aos seis pontos no Grupo A e deixou a zona do rebaixamento. Neste momento, Água Santa e Velo Clube seriam os rebaixados para a Série A-2, com cinco pontos. Na quinta-feira, às 19h30, o Leão terá o Palmeiras, no Limeirão.
Já o São Paulo permanece na liderança do Grupo C, com 14 pontos. Na quinta-feira, o Tricolor enfrenta o Velo Clube, novamente em Brasília. Depois no domingo faz o clássico contra o Palmeiras.
São Paulo 0 x 0 Internacional
Local – Estádio Mané Garrincha, em Brasília
Árbitro – Fabiano Monteiro dos Santos
Público – 10.060 torcedores.
Renda – não divulgada
São Paulo – Rafael; Igor Vinicius (Cédric), Arboleda, Sabino e Enzo Díaz; Pablo Maia, Alisson (Ryan Francisco), Lucas Moura e Oscar; Ferreirinha (Lucas Ferreira) e Calleri (André Silva). Técnico – Luis Zubeldía.
Internacional – Igo Gabriel; Eduardo Porto, Carlão (Ramon) e Alysson Dutra (Maurício); Felipe Albuquerque, Marlon, Bernardo, Albano (Juninho) e Juan Tavares; Rhuan (Ruan Ribeiro) e Alex Sandro (Pablo Diogo). Técnico – Felipe Conceição.
Ocorrências – cartão vermelho para Juan Tavares (IN) e amarelos para Pablo Maia (SP), Marlon e Bernardo (IN).