Agora é oficial. João Paulo é o 24º reforço da Internacional para o Paulistão. O zagueiro é mais um que vem do Náutico.
No Timbu, que acabou caindo para a Série C do Campeonato Brasileiro, o defensor teve a companhia do também zagueiro Wellington e dos atacantes Everton Britto e Jonathas.
João Paulo tem 25 anos e tem como característica a força física. Não gosta de perder divididas e é conhecido por ter muita raça.
O jogador foi revelado pela Ponte Preta e teve seus direitos econômicos adquiridos pelo Fortaleza em 2020. Mas teve poucas oportunidades no Leão do Pici. Foram apenas oito jogos. O becão não caiu no agrado do técnico Juan Pablo Vojvoda.
Desta forma, o Fortaleza o emprestou ao Náutico, onde disputou o Campeonato Pernambucano e o Campeonato Brasileiro da Série B.
No final do ano, João Paulo foi flagrado no exame antidoping e sofreu punição de 30 dias. Foi detectada substância tetrahidrocanabinol (THC). JP tem contrato com o Fortaleza até o final deste ano.
Segundo matéria do Esportes DP, anteriormente, João Paulo foi impedido de participar de qualquer competição da CBF até março de 2022, isso porque não havia concluído o ciclo vacinal contra a Covid-19 naquele período.
Pelo Náutico, o defensor disputou 20 partidas em 2022, sendo apenas três saindo do banco de reservas. Não marcou nenhum gol. Seu último jogo pelo Timbu foi na rodada derradeira da Série B do Campeonato Brasileiro, na derrota por 1 a 0 para a Ponte Preta, nos Aflitos.