Uma atmosfera diferente hoje no Limeirão. Pela primeira vez a Internacional disputará um mata-mata do Campeonato Brasileiro da Série D. O Leão recebe o Caxias, às 16h, pelo jogo de ida da segunda fase. Ouça o jogo pelo Rápido no Ar e pela Melhor AM (770) e FM (82,9). Jogo de volta será no domingo, dia 6 de agosto, às 15h, no Estádio Centenário, em Caxias de Sul, no Rio Grande do Sul.
A arquibancada preta, escrita Inter, passou por vistorias e está liberada. Foi comprovada sua segurança para receber torcida novamente. Os setores branco e preto serão unificados e o leonino poderá escolher onde assistir o jogo contra o Caxias.
O único desfalque será o lateral-direito Muriel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Negueba deverá ser o seu substituto. O goleiro Victor Golas retorna de suspensão. Já no ataque, Joel Pantera Negra finalmente deve começar como titular no lugar de Gonzalo Fornari.
No Caxias, o técnico Gerson Gusmão não poderá contar com o lateral-esquerdo Peu, expulso na vitória sobre o Sãojoseense por 2 a 1, na última rodada. Jonathan, ex-Inter de Limeira, está de volta, recuperado de lesão panturrilha e de uma pancada nas costelas.
O meia-atacante Augusto Galvan está fora pelo terceiro cartão amarelo. O treinador não confirmou quem será o titular. Entre as possibilidades trabalhadas estão o atacante Vitor Feijão, meia Soares e o meia-atacante Diego Rosa. A tendência mais forte é por Soares.
O que chama a atenção no time gaúcho é o seu artilheiro Eron, que marcou 11 dos 19 gols da equipe na fase inicial. Eron tem quatro gols a menos que todo ataque leonino. Dos 14 jogos do Caxias até agora, em apenas cinco o centroavante não balançou a rede.
O Caxias fechou a primeira fase na vice-liderança do Grupo A-8, com 23 pontos, atrás apenas do Hercílio Luz, do goleiro Rafael Pin, com 29. Os outros classificados foram Camboriú com 22 e Brasil de Pelotas com 20.
Em 14 jogos, o Caxias venceu sete, empatou dois e perdeu cinco. Marcou 19 gols e sofreu 16. A Inter por sua vez, venceu seis, empatou quatro e perdeu quatro jogos dos 14 que realizou. Marcou 15 gols e sofreu 15.
Como visitante, o Caxias não colecionou bons resultados. Dos sete compromissos fora de casa, o time gaúcho só venceu o Nova Hamburgo por 2 a 0. Foram dois empates, contra Aimoré (0 x 0) e Hercílio Luz (2 x 2) e quatro derrotas: 2 x 1 Sãojoseense, 2 x 1 Camboriú, 2 x 1 Brasil de Pelotas e 4 x 0 Concórdia.
A Internacional viveu de altos e baixos nesta primeira fase. Uma hora estava no G-4. Em outra fora dele. Correu o risco de ficar até fora da segunda fase, mas conseguiu a classificação dramática no último jogo.
Como mandante nesta Série D, a Inter soma quatro vitórias: 1 x 0 Maringá (Kadu), 2 x 1 Operário/MS (Mateusinho e Diego Jussani), 1 x 0 Ferroviária (Gonzalo Fornari) e 1 x 0 Patrocinense (João Felipe). Empatou com o Cascavel por 1 a 1 (Bruno Menezes) e perdeu para XV de Piracicaba por 6 a 3 (Juninho (2) e Kauê) e para o CRAC por 1 a 0.
História
Depois de 33 anos, a Internacional voltará a enfrentar um time gaúcho no Limeirão. A última foi em 17 de outubro de 1990, pelo Brasileirão da Série A. O Internacional/RS venceu por 2 a 1, de virada, gols de Edu Lima e Alberto. Ribamar abriu o placar pela Inter.
Será apenas o quinto confronto da Inter contra um time gaúcho no Limeirão. O primeiro duelo foi em 28 de novembro de 1979, também pela Série A do Brasileiro. O Internacional de Porto Alegre venceu por 1 a 0, gol de Valdomiro.
Em 15/03/1981, a Internacional recebeu pela primeira vez o Grêmio no Major Levy e venceu por 3 a 1, gols de Elói (2) e Marcão. O terceiro confronto contra gaúchos em Limeira foi registrado em 11/03/1982, também pela Série A. Vitória leonina diante do São Paulo/RS por 3 a 0, gols de Elzo, Elísio e Lela.
Em 230 jogos que Internacional realizou até agora em Campeonatos Brasileiros em sua história (77 vitórias, 76 empates e 77 derrotas), o Caxias será o 80º adversário diferente.
Demais
Confrontos da 2ª fase, hoje: 15h – Vitória/ES x Ceilândia/DF (daí sai o adversário de Inter de Limeira ou Caxias nas oitavas de final); às 16h – Falcón/SE x Sousa/PB e Maranhão x Tuna Luso/PA; às 17h – Camboriú/SC x Maringá/PR, Ferroviária x Hercílio Luz/SC e ASA/AL x Nacional/PB.
Amanhã, às 15h – Parnahyba/PI x Nacional/AM; às 16h – Operário/MT x Portuguesa/RJ, Brasil de Pelotas/RS x Patrocinense/MG e Brasiliense x Athletic/MG e às 17h – Potiguar/RN x Bahia de Feira, Princesa/AM x Ferroviário/CE e Pacajus/CE x Retrô/PE. Na segunda-feira, às 20h – Águia de Marabá/PA x Atlético/CE e às 20h30 – Democrata/MG x Anápolis/GO.
Internacional x Caxias
Internacional – Victor Golas; Negueba, Balardin, Diego Jussani e César Morais; Lucas Buchecha, Vinícius Kiss e Kauê; Mateusinho; Joel Pantera Negra e João Felipe. Técnico – Júnior Rocha.
Caxias – Volpi; Marcelo, Fernando, Ricardo Lima e Jonathan; Marlon, Elyeser e Peninha; Soares (Feijão), Marcelinho e Eron. Técnico – Gerson Gusmãos.
Árbitro – Michel Patrick Costa Guimaraes (MG)
Local – Limeirão, 16h.