A Secretaria de Saúde informa que os inscritos no programa Bolsa Família devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para fazer o acompanhamento de saúde exigido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Para tanto, é necessário apresentar o cartão do Bolsa Família. O prazo vai até 20 de novembro.
A nutricionista e coordenadora do Programa de Suporte à Saúde da Secretaria de Saúde, Lilia Maria Alves Gomes, destaca a importância da realização do acompanhamento e a sua obrigatoriedade. “O acompanhamento deve ser realizado duas vezes por ano, pois além da manutenção das famílias o comparecimento a essa convocação garante que os inscritos continuem recebendo o benefício enviado pelo MDS”, disse.
No acompanhamento ocorre a conferência do Cartão de Vacinação das crianças até sete anos e a medição do peso e altura de todos os membros da família inscritos. Já as gestantes precisam apresentar o comprovante de comparecimento às consultas de pré-natal. É necessário que o munícipe informe-se sobre o horário de atendimento na unidade antes de realizar o acompanhamento.
Programa Bolsa Família
O Bolsa Família é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O benefício é voltado a famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal, por pessoa, de até R$ 89, ou de até R$ 178, no caso de núcleos familiares com crianças ou adolescentes de até 17 anos. Em Limeira, a inscrição para o Cadastro Único é feita pelo Ceprosom.