Ícone do site Rápido no Ar

INOVAÇÃO: Destinação e descarte corretos do Iodo produzido no tratamento de água

Foto: BRK / Divulgação

O conceito de inovação pode ter diferentes significados, como criar algo, introduzir novidades, recriar, renovar, pensar fora da caixa. A palavra é sempre tida como sinônimo de mudanças e melhorias de algo já existente. E a tecnologia no saneamento é um exemplo de inovação, pois tem se tornado indispensável, possibilitando a realização dos serviços com mais agilidade, segurança e qualidade à população. Além disso, a identificação de danos e ameaças fica mais precisa e amplia o acesso aos serviços de saneamento básico.

No saneamento, os processos inovadores trazem diversos benefícios e, por meio da série ‘Inovação’, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, apresentará implementações que proporcionam benefícios à população.

A primeira está ligada à implantação do sistema de tratamento de lodo na Estação de Tratamento de Água (ETA) – a principal função do sistema é tratar e destinar para o descarte correto o lodo produzido no tratamento de água do município. A iniciativa faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o município e o Ministério Público.

Foram construídos tanques de adensamento para o recebimento dos resíduos de lavagem dos filtros e dos decantadores da ETA. O objetivo é separar o resíduo, ou seja, o lodo, gerado nesses processos e encaminhar para tratamento e destinação correta.

“Os tanques de adensamento recebem todo o lodo gerado no processo de tratamento na ETA e foram construídos de uma maneira que facilita a separação do resíduo da água. É como uma pirâmide invertida, em que o lodo fica acumulado no fundo”, explica Rogério Lima, gerente de operações da BRK em Limeira.

Após o primeiro processo de separação dos resíduos, o lodo é encaminhado para os Geobags, que são dispositivos responsáveis pela desidratação. Neles ocorre o processo de desaguamento. Nesta fase é realizada uma separação mais efetiva do lodo e da água, sendo possível coletar o lodo compactado e desaguado e encaminhar para o aterro sanitário.

Já a água clarificada, que sai deste segundo processo, é devolvida ao corpo hídrico atendendo aos padrões de lançamento conforme as legislações vigentes – Decreto Estadual 8468/76 Art.18 e CONAMA 430/2011.

Do encaminhamento do resíduo do tratamento da água para o sistema de tratamento de Iodo, existe uma tubulação de 180 metros de extensão, com 600mm de diâmetro. A tubulação é de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), material mais resistente a deformações e grandes pressões e com baixo efeito de incrustação.

“Com a tecnologia de geomembranas, o tanque de adensamento da Estação de Tratamento de Lodo, com capacidade total de 4.500 m³, recebe 57.860 m³ por mês de resíduos gerados na lavagem dos decantadores e dos filtros da ETA, resultando num total de 500 toneladas mensais de lodo desidratado que serão destinadas para o aterro sanitário”, complementa o gerente.

Desde a sua implantação, em 2021, já foram encaminhados para o aterro sanitário 8.132 toneladas de resíduos, e mais de 1.827.624.000 litros de água tiveram uma nova destinação após o tratamento da retirada do lodo.

A BRK visa sempre inovar a fim de oferecer à população um serviço de saneamento muito além do básico, preocupando-se acima de tudo com a qualidade de seu produto e a preservação do meio ambiente.

Garantia de água de qualidade
Mensalmente, a concessionária realiza cerca de 8 mil análises em diferentes pontos do sistema de abastecimento para atestar a qualidade da água distribuída na cidade. Para isso, conta com laboratório que possui um sistema de gestão da qualidade consolidado e que atende aos requisitos da Norma ISO 9001:2015, garantindo a qualidade e a confiabilidade nos resultados.
A qualidade da água distribuída é fiscalizada pelo órgão de Vigilância Sanitária Municipal e pela Agência Reguladora ARES-PCJ, e segue rigorosamente o que é estabelecido pela Portaria GM/MS Nº 888 do Ministério da Saúde e pela Resolução Estadual SS 65 da Secretaria do Estado da Saúde.

teste
Sair da versão mobile