Ícone do site Rápido no Ar

Independente vence Guarulhos e se classifica para a 3ª fase da Segundona

Yan Moraes

Uma noite perfeita no Estádio Comendador Agostinho Prada. O Independente venceu o Guarulhos por 2 a 0 e avançou para a 3ª fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Além disso, se livrou definitivamente do rebaixamento para a 5ª Divisão, criada pela Federação Paulista de Futebol para 2024.

Mas não pense você que foi fácil. Antes do jogo a expectativa era por uma goleada, afinal de contas, o adversário vinha de quatro derrotas seguidas nesta fase, uma delas para o próprio Independente por 2 a 1, e havia sofrido 14 gols nos dois confrontos contra o líder SKA, sete em cada jogo.

Talvez a obrigação de vencer para não depender do confronto contra o SKA tenha deixado um clima de tensão no ar. A diretoria comprou até um par de redes nova para ver se motivava ainda mais os atacantes.

O Guarulhos não tinha mais nada a perder. Já estava rebaixado e cumpria tabela. Mas os rivais do Independente estavam na torcida por uma zebra, que felizmente não veio. PC Baiano repetiu pela quarta vez a formação galista.

Aos 8 minutos, o primeiro susto. Na jogada individual de Samuel pela direita, o meia carregou até a linha de fundo e cruzou para o centroavante Renato. Por sorte, o camisa 9, que estava sozinho na pequena área, não alcançou.

Aos 12 minutos, o primeiro alívio no Pradão. Daniel Lotti, um dos melhores em campo, recebeu na área, fintou e tentou finalizar para o gol. Neste momento, recebeu uma solada do zagueiro Ronaldy. Pênalti bem marcado pelo árbitro Fabiano Monteiro dos Santos. Flay foi para a cobrança e bateu no meio do gol, por segurança: 1 a 0. Foi seu quinto gol na competição. Nas arquibancadas o grito que ecoava era: “toca no Flay que é gol”.

O Independente passou a jogar mais à vontade e criou boa chance aos 20 minutos com Luan, que invadiu a área pela direita e bateu cruzado para fora. O mesmo Luan cobrou uma falta quase perfeita da esquerda aos 28 minutos. A bola explodiu no travessão. Faz tempo que o camisa 10 busca seu primeiro gol de falta.

Aos 44 minutos, por muito pouco o Galo não ampliou. Luan, o craque do jogo, deixou Daniel Lotti na cara do gol. O atacante tentou tirar do goleiro, mas Janaílson fez um milagre.
O segundo tempo poderia ser menos nervoso para todos os galistas se logo no início Zé Fernando não quisesse caprichar tanto. O “Vini Jr” do Pradão recebeu de Daniel Lotti na área e poderia marcar. Mas enfeitou demais, ao driblar o goleiro e perder a oportunidade de balançar a rede. Aos 13, ele quase se redimiu, pois recebeu na área e mandou uma bomba que raspou o travessão.

Aos poucos o Guarulhos começou a gostar do jogo. Aos 29, em falta cobrada pelo volante Álvaro da meia-direita, a bola chegou na segunda trave para a cabeçada do zagueiro Ronaldy, que subiu sozinho. Por sorte, a bola passou rente a trave de Henrique.

Aos 32, o meia Tudisco, que tinha acabado de entrar no jogo, carregou em direção ao ataque e arriscou de fora da área. O chute forte foi por cima do gol. Os torcedores começaram a ficar preocupados com a queda de rendimento do Independente e o crescimento em campo do lanterna.

Um gol de empate poderia deixar o Independente em uma situação muito delicada no campeonato, até mesmo correndo o risco de rebaixamento. Por isso, PC literalmente “fechou a casinha” com a saída do atacante Daniel Lotti e a entrada do lateral-esquerdo Artur. Sendo assim, Ryan Couto foi para a zaga, voltando ao velho esquema tático 3-5-2. Aos 34, Luan levantou para a área e o zagueiro artilheiro Luís Fernando cabeceou rente a trave. Seria seu quinto gol na Segundona.

Mas o melhor estava por vir. O alívio chegou aos 35 minutos. Em um lateral cobrado rapidamente na direita por Ryan Beraldo, outro monstro na partida, Flay serviu de garçom e apenas ajeitou para Luan, que encheu o pé, no meio do gol, sem chances para Janaílson. Um golaço: 2 a 0. Foi seu segundo gol na competição. Festa nas arquibancadas do Pradão.

Depois do gol, ninguém quis mais saber do jogo. Era só esperar o apito final para festejar o fim do risco de queda e, principalmente a classificação para a terceira fase. Agora, o Independente pensará única e exclusivamente na briga pelo acesso para a Série A-3.

Como na próxima fase serão quatro grupos de quatro, com os dois primeiros se classificando, hoje os adversários do Independente seriam Vocem, Jabaquara e Amparo. Mas ainda tem a última rodada no sábado e tudo pode mudar. O Galo, que assumiu a vice-liderança do Grupo 10 com 9 pontos, vai a Santana de Parnaíba enfrentar o líder SKA, que tem 11.

Se vencer, o Independente termina na liderança. No primeiro turno derrota por 2 a 0, no Pradão. Detalhe: nenhum dos pendurados recebeu o terceiro cartão amarelo. PC vai estudar se dará folga aos zagueiros Luis Fernando e Samuel e ao volante Roberto Jr.

Já o Guarulhos recebe o Catanduva, sábado em Osasco. O time se despede com nenhuma vitória fora de casa. Foram três empates e cinco derrotas em oito jogos.

Situação
Resultados da 5ª rodada da Segundona. Pelo Grupo 7: Amparo 4 x 3 Francana e Joseense 0 x 0 Penapolense. Na classificação: 1) Penapolense 8, 2) Francana 7, 3) Amparo e Joseense 6.

Pelo Grupo 8: Manthiqueira 0 x 1 Vocem e Mauá 1 x 2 Taquaritinga. A classificação está assim: 1) Vocem 11, 2) Taquaritinga 8, 3) Mauá 5 e 4) Manthiqueira 3.

Pelo Grupo 9: Mauaense 2 x 0 União Barbarense e Tanabi 0 x 2 XV de Jaú. Na classificação: 1) XV de Jaú 13, 2) Mauaense e Tanabi 5 e 4) União Barbarense 4.

Pelo Grupo 10: Independente 2 x 0 Guarulhos e Catanduva 0 x 0 SKA. Na classificação: 1) SKA 11, 2) Independente 9, 3) Catanduva 8 e 4) Guarulhos 0.

Pelo Grupo 11: América 2 x 1 Nacional e União São João 2 x 0 Flamengo. Na classificação: 1) União São João 12, 2) Nacional 9, 3) América 7 e 4) Flamengo 1.

E pelo Grupo 12: Rio Branco 3 x 3 Jabaquara. O jogo Fernandópolis x São-Carlense foi suspenso. Na classificação: 1) São-Carlense e Rio Branco 8, 3) Jabaquara 5 e 4) Fernandópolis 3.

Independente 2 x 0 Guarulhos
Gols – Flay, de pênalti, aos 14 minutos do 1º tempo e Luan aos 36 minutos do 2º tempo (IN)
Local – Pradão
Árbitro – Fabiano Monteiro dos Santos
Público – 402 pagantes
Renda – R$ 4.940,00
Independente – Henrique; Ryan Beraldo, Luís Fernando, Samuel e Ryan Couto; Roberto Jr, Anjinho, Zé Fernando (Dourado) e Luan; Daniel Lotti (Artur) e Flay (Edinho). Técnico – PC Baiano.
Guarulhos – Janaílson; João Felipe, Ronaldy, Adelan e Iago; Álvaro, Bruno Gabriel (Amiston), Gledson e Samuel (Tudisco); Renato e Vinícius (Iago). Técnico – Anderson Cruz.
Ocorrências – cartões amarelos para Daniel Lotti e Zé Fernando (IN) e Amiston (GUA).

teste
Sair da versão mobile