O Independente fechou o primeiro turno do Campeonato Paulista da Segunda Divisão invicto, com duas vitórias e três empates. Jogando domingo no Estádio Luís Augusto de Oliveira, o Galo derrotou o até então líder São Carlos por 2 a 1 e desta forma, manteve a vice-liderança do Grupo 3, com nove pontos ganhos, atrás apenas do líder Rio Branco, que venceu em Itapira por 1 a 0 e agora tem dez pontos.
Sem o zagueiro Eduardo Britto, com uma fratura na fíbula da perna esquerda e sem o atacante Davi, com estiramento muscular, o técnico Petterson Martins manteve o zagueiro PC ao lado de PV e deu mais uma chance a Fabrício no ataque. Ou seja, apostou na formação que venceu o Mogi Mirim no meio de semana por 2 a 1, no Pradão.
A mudança tática feita por Petterson deu muito resultado. Ele tirou João Victor do extremo para jogar centralizado e passou Fabrício para a ponta. Isso ajudou e muito o limeirense, que foi eleito o melhor em campo.
Dos pés de João Victor o Independente criou as melhores oportunidades. A primeira delas aos 11 minutos, quando o camisa 9 recebeu de Wellington e finalizou para fora.
PC estava intranquilo no primeiro tempo. Aos 20 minutos, o becão falhou ao tentar cortar um lançamento longo do goleiro Fabrício. O meia Luiz Felipe desceu sozinho, mas parou em uma grande defesa de Romário.
Aos 35 minutos, o Independente abriu o placar. O volante Murilo cruzou da direita e a bola chegou até João Victor. O limeirense dominou, girou e executou o goleiro Fabrício, que chegou a tocar na bola: 1 a 0. Foi seu primeiro gol na temporada.
Aos 42 minutos, o Independente quase ampliou. Em jogada pela esquerda, Wellington cruzou na medida para o peixinho de Pedrinho. O zagueiro João Mariano, que tinha acabado de entrar no lugar do lesionado Rui, salvou em cima da linha.
O time da casa, que tinha como principal atração a estreia do técnico João Batista, contratado para o lugar de Marcos Campagnollo que foi para a Matonense, chegou ao gol de empate aos 47 minutos. Renan Jr recebeu pela esquerda e mandou cruzado para uma excelente defesa de Romário. Só que o arqueiro ficou caído e não se levantou a tempo. Hudson cruzou da direita na cabeça de Luiz Felipe, que deixou tudo igual: 1 a 1.
A expectativa do torcedor galista era para a estreia de Macula. O homem gol, ex-Fluminense e Estoril de Portugal, chegou muito bem recomendado e entrou aos 20 minutos do segundo tempo. E em seu primeiro contato com a bola, quase marcou. No cruzamento de Ronaldo da direita, o gigante se posicionou na área e acertou um lindo cabeceio, que foi defendido espetacularmente por Fabrício.
Macula encorpou o ataque galista e deu um enorme trabalho para a defesa do São Carlos. Só que Petterson perdeu o bom meia Wellington, que saiu lesionado após tentar uma finalização da meia-lua da grande área e ser calçado pelo marcador. Dieguinho entrou em seu lugar. Também perdeu o zagueiro PV machucado. Gerson foi acionado.
O gol da vitória galista surgiu aos 42 minutos. Em cobrança de escanteio de Dieguinho pela esquerda, o zagueiro Bruno Bacco, que tinha acabado de entrar no lugar do lesionado Ronaldo, bateu de chapa, no cantinho esquerdo de Fabrício: 2 a 1, placar final.
O Independente tem uma semana cheia de trabalho até o próximo compromisso, que será no domingo, às 15h, contra a Itapirense, fora de casa, na abertura do returno.
Situação
Resultados da 5ª rodada: São Carlos 1 x 2 Independente, Mogi Mirim 0 x 2 Sãocarlense e Itapirense 0 x 1 Rio Branco.
Na classificação: 1) Rio Branco 10, 2) Independente 9, 3) Sãocarlense 8, 4) São Carlos 7, 5) Mogi Mirim 4 e 6) Itapirense 2.
A 6ª rodada começa no sábado, às 15h – Sãocarlense x Rio Branco. No domingo, 10h – Mogi Mirim x São Carlos e às 15h – Itapirense x Independente.
São Carlos 1 x 2 Independente
Gols – João Victor aos 35 minutos do 1º tempo e Bruno Bacco aos 42 do 2º tempo (IN); Luiz Felipe aos 47 minutos do 1º tempo (IND)
Local – Estádio Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos
Árbitro – Elder Patrick Dantas
São Carlos – Fabrício, Mikael, Felipe Rocha, Rui (João Mariano) e Rodrigo Boregio (Luiz Henrique); Borges, Hudson (Marco Antônio) e Luiz Felipe; Renan, Pablo (Gabriel Zanini) e Maycon Rangel (Emerson Lima). Ténico – João Batista.
Independente – Romário; Ronaldo (Bruno Bacco), PC, PV (Gerson) e Reinaldo; Murilo, Matheus Oliveira, Pedrinho (Willian) e Wellington (Dieguinho); Fabrício (Macula) e João Victor. Técnico – Petterson Martins.
Ocorrências – cartões amarelos para Rodrigo, Borges e Gabriel Zanini (SC)