O Independente deu um passo gigantesco rumo a classificação para a segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Jogando domingo no Estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, pela oitava rodada, o Galo derrotou o XV de Jaú por 2 a 1.
Foi a terceira vitória galista na competição, todas elas como visitante. Sendo assim, além de devolver a derrota sofrida para o XV, no Pradão, pelo mesmo placar no primeiro turno, o alvinegro chegou aos 11 pontos, abrindo seis de vantagem para o Mogi Mirim, time que abre a zona do rebaixamento.
Restam mais duas rodadas para o fim desta fase e o Galo precisa somar um ponto para se classificar e automaticamente rebaixar Mogi Mirim e São Carlos para a 5ª Divisão, criada este ano pela Federação Paulista de Futebol.
O Independente joga exatamente contra o Mogi Mirim, domingo às 10h, fora de casa. Se não perder, o Galo garante classificação e rebaixa o Sapão. Vale lembrar que o Mogi venceu no Pradão por 2 a 0, no primeiro turno.
Na última rodada, o Independente receberá o São Carlos, outro postulante ao rebaixamento. O objetivo galista é somar seis pontos nesses úlimos jogos, buscando terminar na frente do União São João. Hoje, o Galo está em quarto lugar e isso significa que na próxima fase, caso passe, terá pela frente os melhores dos outros grupos.
E tem rebaixamento também na segunda fase, o que aumentará e muito a tensão. Os novos grupos terão quatro times cada. Eles jogarão entre si em turno e returno. Dois avançam para a terceira fase e escapam definitivamente do rebaixamento, enquanto os outros dois vão se juntar aqueles que caíram na primeira fase e disputarão a quinta divisão em 2024.
Segundo o historiador Kina Mercuri, o jogo em Jaú foi marcado por inúmeros cartões. Foram 13 amarelos e 3 vermelhos aplicados pelo árbitro Nelson Marques da Silva. O técnico PC Baiano apostou em uma zaga alta, com três zagueiros e tendo apenas Roberto Jr como volante. A tática deu certo, tanto que o Galo dominou completamente o primeiro tempo.
Mesmo ocupando a liderança, o XV de Jaú parecia nervoso em campo e não conseguia colocar em prática o seu bom futebol.
Aos 35 minutos, o XV perdeu o lateral-direito Wesley, que recebeu o segundo cartão amarelo após chutar uma bola no banco de reservas do Independente após a cobrança de um lateral.
Três minutos depois, o Independente abriu o placar. Escanteio muito bem cobrado por Luan e cabeçada forte de Edinho. Como Flay estava suspenso, o atacante jogou centralizado. O goleiro Romário deu rebote e Ryan Couto conferiu: 1 a 0.
Na segunda etapa o jogo fluiu melhor e o Independente era o patrão da bola. Bem posicionado na linha de zaga e com o meio-campo eficiente com Roberto, Anjinho e Luan, o alvinegro dominava o XV.
O segundo gol era questão de tempo e surgiu aos 9 minutos. Outra cobrança de escanteio de Luan (principal assistente da Segundona) e gol de cabeça de Edinho: 2 a 0.
Quatro minutos depois, o XV diminuiu. Depois de uma jogada pela lateral da área galista, Negueba não conseguiu cortar. Estevão recebeu de um companheiro e da meia-lua acertou um chute certeiro, no ângulo de Henrique: 2 a 1.
Quando a situação parecia que poderia se complicar para o Independente, aos 27 minutos, Bryan também foi expulso por indisciplina.
Tanto PC como Marcos Campagnollo fizeram várias modificações. Neste 11 contra 9, o Independente pecou ao querer conduzir a bola, provocando o contato, quando na verdade deveria circular a mesma, cansando o adversário.
E foi num destes contatos, que houve uma confusão entre os atletas, e com isso o volante Roberto Jr também recebeu o vermelho. Na parte final, até o goleiro Romário se lançou ao ataque para tentar o empate. E numa dessas, o Galo tomou a bola e o estreante Ronnaldy, destaque do Sub-20, quase marcou o terceiro por cobertura. Fim de jogo e vitória importantíssima do Galo.
Situação
Resultados da 8ª rodada do Grupo 3: São-Carlense 2 x 0 São Carlos, União São João 0 x 0 Mogi Mirim e XV de Jaú 1 x 2 Independente.
A 9ª rodada começa no sábado: 16h – São Carlos x XV de Jaú e no domingo, às 10h – Mogi Mirim x Independente e União São João x São-Carlense.
A classificação do Grupo 3 ficou assim: 1) São-Carlense 17, 2) XV de Jaú 16, 3) União São João 13, 4) Independente 11, 5) Mogi Mirim 5 e 6) São Carlos 4.
XV de Jaú 1 x 2 Independente
Gols – Ryan Couto aos 38 minutos do 1º tempo e Edinho aos 9 do 2º tempo (IN); Estevão aos 13 minutos do 2º tempo (XV).
Local – Estádio Zézinho Magalhães, em Jaú
Árbitro – Nelson Marques da Silva
XV de Jaú – Romário, Wesley, Ifeany, Felipe Torres e Daniel; Luís Otávio (Estevão), Lucas Black (Humberto) e Chileno (Bryan); Willian Monteiro (Fernando Bahia), Breno (Giovany) e Vinícius Soares. Tecnico – Marcos Campagnollo.
Independente – Henrique; Samuel, Luis Fernando e Gabriel Negueba; Ryan Beraldo, Roberto Jr, Anjinho e Luan (Dudu) e Ryan Couto (Kawan); Edinho (Wesley) e Daniel Lotti (Ronnaldy). Técnico – PC Baiano.
Ocorrências: cartões vermelhos para Roberto Jr (IN), Wesley e Bryan (XV) e amarelos para Wilian Monteiro, Chileno, Felipe Torres, Vinicius Soares, Estevão, Daniel e Romario (XV); Samuel, Anjinho, Ronnaldy Ryan Couto, Wesley e Kawan (IND).