O Independente conquistou seu primeiro objetivo no Campeonato Paulista da Segunda Divisão: avançar para a segunda fase. A classificação veio com o empate por 1 a 1 diante do Mogi Mirim, domingo no Estádio Vail Chaves. O resultado rebaixou o time da casa para a 5ª Divisão, criada este ano pela Federação Paulista de Futebol. O São Carlos é o outro rebaixado.
Para começar, uma forte neblina tomou conta do estádio. Correu o risco até de o jogo será adiado. As cabines de imprensa estavam interditadas. Desta forma, os profissionais tiveram que transmitir o encontro das arquibancadas. Sem energia elétrica, o jeito foi emprestar de um bar, graças a uma extensão de 80 metros cedida por um funcionário do clube.
Foi o primeiro jogo do Mogi em casa. O Sapão mandou suas partidas em Amparo e em Itapira. E que judiação ver um time tão tradicional do interior paulista passando por essa situação. Agora vai amargar a quinta divisão.
O Independente entrou em campo confiante, isso porque suas três vitórias até aqui foram conquistadas fora de casa, sendo a última diante do XV de Jaú por 2 a 1.
O técnico PC Baiano manteve o esquema tático 3-5-2 e colocou Dudu na vaga do suspenso Roberto Jr. Kawan, que era cotado para começar a partida na ala-direita, ficou no banco e entrou apenas no segundo tempo.
O Galo mandou nos primeiros minutos de jogo. Teve dois arremates de fora da área com Anjinho e Edinho. Até que aos 16 minutos, após cobrança de escanteio de Luan pela esquerda, Luis Fernando desviou de cabeça, costas para o gol, abrindo o placar. Foi seu terceiro gol na competição. Outra assistência do camisa 10, o principal desta divisão.
O Independente passou a jogar na base do contra-ataque e aos 18 minutos, Daniel Lotti aproveitou a falha de Matheus e fez tudo certo na área, ao se livrar do marcador e finalizar rente a trave.
Aos 23, uma bobeada do alvinegro. O meia Gabriel recebeu na área e chutou em cima de Negueba. Na sobra, K9 chegou primeiro que o goleiro Henrique, que cometeu pênalti, na linha de fundo. Ele mesmo cobrou para deixar tudo igual: 1 a 1.
E olha que o Mogi Mirim reclamou de um possível pênalti de Dudu logo em seguida. O volante galista teria cortado um cruzamento com o braço. O árbitro Gabriel Furlan nada marcou.
O Independente quase marcou o segundo aos 42, quando Ryan Couto cruzou da esquerda e Dudu se antecipou ao goleiro, cabeceando sobre o gol.
O Galo só não foi em desvantagem para o intervalo graças a Henrique. O goleiro galista fez três defesas espetaculares, evitando os gols de Pedro, Gabriel e Lucas. A última foi um verdadeiro milagre, na pequena área.
O Independente voltou com Flay e Ronnaldy para o segundo tempo nos lugares de Edinho e Dudu. Só que o centroavante precisou sair após se chocar de cabeça com Gustavo, sofrendo um profundo corte na testa. Ambos foram para o hospital. Benfica entrou na vaga de Flay e também saiu machucado.
Enquanto isso, o Mogi seguia atacando em busca da virada, que o mantinha com chances de lutar pela permanência na Segundona na última rodada. Mais uma vez o goleiro Henrique se sobressaiu. Em manhã inspirada, o arqueiro galista fez grandes defesas na etapa complementar, garantindo o resultado. Destaques para os limeirenses Diogo Rollo e João Victor Landgraf, do time da casa.
O Independente pouco atacou, mais se defendeu, pois o empate lhe servia. Ronnaldy, de apenas 19 anos, mostrou que tem talento e que pode ser utilizado na segunda fase. Aos 39, em jogada individual, chutou a direita do gol. Já aos 48, em uma boa trama ofensiva do alvinegro, Luan finalizou forte da entrada da área e por pouco não marcou um golaço.
O jogo foi até aos 56 minutos, com o Mogi Mirim alçando várias bolas para a área. A defesa galista, bem postada, evitou o empate. No último lance da partida, falta cobrada por Gabriel pela esquerda e o volante Guilherme tentou de bicicleta. Henrique fez golpe de vista e a bola foi sobre o travessão.
Classificado, o Independente encerra sua participação na primeira fase recebendo o São Carlos, sábado, às 15h, no Pradão. O jogo não vale absolutamente nada, pois o Galo terminará em quarto lugar no Grupo 3 e o visitante já está rebaixado. É a chance de PC testar seu banco de reservas.
Situação
Resultados da penúltima rodada do Grupo 3: São Carlos 0 x 3 XV de Jaú, Mogi Mirim 1 x 1 Independente e União São João 3 x 1 São-Carlense.
A classificação está assim: 1) XV de Jaú 19, 2) São-Carlense 17, 3) União São João 16, 4) Independente 12, 5) Mogi Mirim 6 e 6) São Carlos 4.
Toda rodada será disputada no sábado às 15h: Independente x São Carlos, XV de Jaú x União São João e São-Carlense x Mogi Mirim.
Mogi Mirim 1 x 1 Independente
Gols – Luis Fernando aos 16 minutos do 1º tempo (IN); K9, de pênalti, aos 23 minutos do 1º tempo (MM)
Local – Estádio Vail Chaves, em Mogi Mirim
Árbitro – Gabriel Furlan
Mogi Mirim – Endrio; Matheus, Lucão (Lucas), Diogo Rollo e João Victor Landgraf; Guilherme, Lucas (Matheus) e Gabriel; Pedro (Adenilson), K9 (Lucas Oliveira) e Gustavo (Douglas). Técnico – Mário Martins Jr.
Independente – Henrique; Rodrigo, Negueba e Ryan Couto; Dudu (Ronnaldy), Luis Fernando, Anjinho, Luan e Ryan Beraldo; Daniel Lotti (Kawan) e Edinho (Flay) (Benfica) e (Lucas Soares). Técnico – PC Baiano.
Ocorrências – cartões amarelos para Luis Fernando, Anjinho, Luan e Ronnaldy (IN); Matheus e Diogo Rollo (MM).