Ícone do site Rápido no Ar

Independente enfrenta o Paulista no retorno de Álvaro Gaia

Edmar Ferreira

Ele está de volta ao banco de reservas. Após sete anos, Álvaro Gaia reassume o Independente como técnico. O substituto de Jorge Parraga – que deixou o cargo após dois empates iniciais – fará sua estreia hoje, diante do Paulista, às 15h, no Jayme Cintra, em Jundiaí, pela 3ª rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

O último jogo de Álvaro Gaia como técnico do Galo foi em 01/11/2015, no empate sem gols com o Penapolense, fora de casa, pela Copa Paulista. São 125 jogos, com 50 vitórias, 38 empates e 37 derrotas. Seu ataque marcou 152 gols e sua defesa sofreu 145. É o treinador com o maior número de jogos na história do alvinegro.

E Gaia tratou logo de conversar com o elenco, tranquilizando os jogadores, afinal de contas, 90% foram trazidos por Parraga.

Como Gaia, na função de CEO, acompanhou os empates contra Rio Branco (0 x 0) e União São João (1 x 1), ele não teve trabalho para identificar as falhas. Uma delas é no meio de campo, prova disso, é que o treinador vai escalar três volantes.

Dos titulares nas duas rodadas iniciais, apenas Clayson, ex-Audax, ganhará uma nova oportunidade. Cristian e Luiz Carlos perderam as vagas para João Paulo e Théo. O primeiro foi trazido por Gaia do Comercial. Já Théo fez toda a base no Red Bull e estava no São José/MA.

O meia armador será Dieguinho, jogador que disputou a última Segundona pelo Independente. Ele não vinha sendo aproveitado, porque na semana de estreia sentiu um desconforto no joelho. Agora está recuperado e entra na vaga do recém-chegado Aritana.

Gaia também mexeu na lateral-esquerda. O limeirense João Victor Landgraf vai para o banco de reservas e Fernando fará sua estreia. O reforço vem do Treze/PB e como estava atuando, não precisou passar por um condicionamento físico.

A outra mudança é no ataque, com a entrada de Erick no lugar de Paulinho. O limeirense, que lembra muito o Michael (ex-Flamengo), entrou no decorrer dos dois primeiros jogos e fez “uma fumaça” na defesa adversária. Como Gaia sempre gostou de jogador com esse estilo, dará uma oportunidade no time titular.

No Paulista, o experiente técnico Roberval Davino repetiu a escalação nos dois jogos até agora, ou seja, no empate por 1 a 1 com o Amparo, em Jundiaí e na derrota para o Rio Branco por 3 a 0, em Americana.

Nesta semana chegaram três reforços: o meia Carlos Eduardo, o meia Nathan e o zagueiro João Vitor, todos do Capivariano.

Confrontos

Segundo o levantamento feito pelo historiador Kina Mercuri, o primeiro confronto entre Independente e Paulista foi registrado em 16/07/89, pelo Campeonato Paulista da Divisão Especial (A-2). O placar foi de 0 a 0, no Pradão. O Galo, do técnico Henrique Passos, jogou com: Ivan, Emerson, Jânio, Jorginho e Donizetti; Paulo Ben (Magno Alves), Alan e Wilson Carrasco; Nardão, Roberto Cruz e Eugênio.

Já o último confronto aconteceu em 07/09/19, em Jundiaí. Placar de 1 a 1 pela terceira fase da Segundona. O gol galista foi do atacante Lucas Mineiro. O técnico Jorge Parraga escalou: Felipe, Gabriel, Eduardo, Maycon e Kaio Felipe; Esaul, Igor Cursino e Gustavo; Lucas Mineiro, Matheus e Baratinha.

Até hoje, Independente e Paulista se enfrentaram 19 vezes. São sete vitórias alvinegras, quatro vitórias do Galo do Japi e outros oito empates. Curiosamente, cada time marcou 18 gols.
Em Jundiaí foram 10 confrontos, com duas vitórias do Independente, quatro do time da casa e outros quatro empates. O Galo do Japi marcou 15 gols e sofreu 9.

O Paulista rebaixou o Independente para a Série A-3 em 2016, com uma goleada de 5 a 0, em Jundiaí. Já Álvaro Gaia venceu seu último jogo no Jayme Cintra. Em 2014, pela Copa Paulista, o Galo venceu o Paulista por 3 a 2, gols de Júlio César (2) e Juninho.

Situação

A 3ª rodada do Grpo 4 começa hoje, às 15h – Itapirense x Rio Branco e Paulista x Independente. Amanhã, às 10h – União São João x Amparo.
Na classificação: 1) Rio Branco e Itapirense 4, 3) Amparo e Independente 2, 5) União São João e Paulista 1.

Paulista x Independente
Paulista – Neneca; Victor Emerson, Koitote, Lucas Augusto e Lucas Sena; Bruno Pará, Gabriel Lucas e Vitor Ceará; Kevin, Bruninho e Maycon. Técnico – Roberval Davino.
Independente – João Gabriel; Renato, Fonseca, Arthur e Fernando; Clayson, João Paulo, Théo e Dieguinho; Erick e Vitinho. Técnico – Álvaro Gaia.
Árbitro – Saulo Samuel Muniz Félix.
Local – Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, às 15h.

teste
Sair da versão mobile