Ícone do site Rápido no Ar

Incêndio atinge 100 casas sobre palafitas em Santos; uma pessoa morreu

Foto: Corpo de Bombeiros de SP

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta segunda-feira (1º), cerca de 100 casas sobre palafitas na Comunidade de São Sebastião, em Santos, região da Baixada Santista. As chamas começaram por volta das 7h40 e foram controladas por volta das 9h30. Segundo o Corpo de Bombeiros, a propagação foi rápida por conta das estruturas de madeira e da dificuldade de acesso ao local. Ao todo, 13 viaturas e 50 bombeiros atuaram na ocorrência. Até o momento, uma morte foi confirmada e não há registro de feridos.

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Defesa Civil e do Fundo Social, está prestando apoio aos moradores com o envio de ajuda humanitária, incluindo colchões, cobertores, kits dormitório, cestas básicas, roupas e itens de higiene pessoal. Equipes já estão a caminho da região para dar suporte às famílias que perderam suas casas.

O incêndio atinge uma área que está dentro do plano de urbanização e reassentamento da comunidade do Dique Vila Gilda. O Governo do Estado investe mais de R$ 550 milhões em ações estruturais na Baixada Santista, incluindo a construção de 2.900 moradias pelo programa Vida Digna, sendo 936 já entregues e 1.996 em construção, com parte significativa voltada à cidade de Santos.

Além disso, em 2023, 1.120 unidades habitacionais foram entregues no empreendimento Tancredo Neves III, em parceria com o Governo Federal. Destas, 920 moradias foram destinadas a famílias do Dique Vila Gilda, com investimento estadual de R$ 31,2 milhões.

Sair da versão mobile